Ferramentas de apoio ao professor de ensino superior sobre o estudante com TEA: manual e comunidade virtual de aprendizagem

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Data
2022-10
Autores
Armenara, Valdirene Aparecida [UNIFESP]
Orientadores
Stringhini, Denise
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades em três áreas do neurodesenvolvimento: comunicação, linguagem e interação social. O estudante com TEA enfrenta muitos desafios de adaptação devido às suas necessidades específicas e à falta de informação dos professores que têm dificuldades em lidar com esse estudante que apresenta muitas peculiaridades no neurodesenvolvimento e necessidade de adaptação aos novos ambientes. Os objetivos dessa pesquisa foram: 1 - Desenvolver um artefato digital formado por um manual de orientação para professores do ensino superior sobre o estudante com TEA e 2 - Fazer a adaptação de um aplicativo de rede social especializada, restrita e moderada para a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem (CVA) TEApp. A comunidade fez a mediação entre professores de ensino superior e profissionais especializados em inclusão escolar para orientar e esclarecer dúvidas dos professores sobre a melhor forma de se relacionar com o estudante com TEA. Para a criação do manual foram realizadas duas pesquisas: um levantamento em universidades públicas brasileiras para identificar quais ações estas instituições realizaram para instruir os docentes sobre os estudantes com TEA, e um estudo bibliográfico sobre as dificuldades do estudante com TEA. Como resultado da pesquisa feita nas universidades públicas, foi constatado que apenas 11,40% das 114 universidades públicas brasileiras divulgaram nos sites e redes sociais que promoveram ações para capacitar os docentes do ensino superior sobre o estudante TEA. O manual e a CVA TEApp foram avaliados por professores de ensino superior sem formação em inclusão escolar da Universidade Federal de São Paulo, professores de ensino superior e profissionais de clínicas especialistas em inclusão escolar, e estudantes de ensino superior com TEA. O manual foi escrito em linguagem de fácil acesso abordando temas relacionados com a descrição do TEA, áreas de neurodesenvolvimento da pessoa com TEA, direitos e deveres da pessoa com TEA no ensino superior, dicas pedagógicas e um dicionário de termos técnicos. A avaliação do manual indicou que o conteúdo corresponde às necessidades dos professores de ensino superior sobre estudantes com TEA. Através das interações na CVA TEApp foi constatado que os professores de ensino superior tinham muito interesse em conhecer mais sobre TEA, que eles estavam dispostos a aprender através das orientações dos especialistas, e que o conteúdo das interações agregou conhecimento aos usuários. A pesquisa indicou também que os profissionais que trabalham em clínicas especializadas precisam aprender mais sobre como funcionam as instituições de ensino superior. A avaliação realizada pelos professores de ensino superior, especialistas em inclusão escolar e estudantes com TEA contribuiu para a melhoria do manual que teve seu conteúdo atualizado com base nas recomendações feitas pelos participantes. O artefato digital criado nesta pesquisa será disponibilizado ao público da Unifesp e será mantida a interação com a CVA. Para o público geral o manual será publicado gratuitamente como e-book por uma editora especializada e ficará disponível com licença open access.
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