Programa de intervenção sobre educação inclusiva para professores de escolas de idiomas

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Date
2022Author
Paiva, Amanda Santana [UNIFESP]
Advisor
Sacaloski, Marisa [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Intervention program on inclusive education for language school teachersAbstract
A Educação Inclusiva (EI) é fundamentada na concepção de direitos humanos, visando garantir educação igualitária e de qualidade para todos, no Brasil, o Ministério da Educação (MEC), apresentou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) expondo o progresso histórico da democratização da Educação e posicionando a Educação Especial (EE) como ferramenta essencial para que a educação inclusiva seja implementada no ambiente escolar. Nesse contexto, o professor necessita de capacitação para que saiba lidar com a diversidade em sala de aula. Objetivos: Caracterizar os conhecimentos e necessidades dos professores de uma escola de idiomas quanto à educação inclusiva, elaborar um material informativo que os auxilie e verificar sua eficácia. Método: Participaram deste estudo,32 professores de uma escola de idiomas da Grande São Paulo. Os professores foram submetidos a um questionário inicial sobre educação inclusiva e o manejo de alunos com deficiência na sala de aula. A partir das respostas do questionário foi elaborado um material de orientação aos professores e enviado por email aos participantes. Resultados: Foi observado que 46,9 dos professores não se sentem confortáveis para lidar com alunos com deficiência, altas habilidades, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou dislexia. Além disso, 75% não acha que foi preparado em sua formação acadêmica para trabalhar com esses alunos, 59,4% dizem não conhecem adaptações viáveis para alunos com deficiência e 50% encontra dificuldade em incluir a todos em sala de aula. Apesar de 71,9% concordar que cada aluno tem direito a adaptações na avaliação de acordo com suas necessidades, 93,8% seguem os métodos padronizados da instituição. Apenas 46,9% dos professores responderam as questões de avaliação da cartilha proposta. Todos consideraram o material útil e informativo, sendo possível a aplicação das estratégias apresentadas em sala de aula. Conclusão: Os professores de idiomas possuem conhecimentos sobre ajustes para atender alunos com necessidades específicas para o ensino de idiomas, no entanto, não se sentem seguros sobre como implementar mudanças que promovam a inclusão efetiva desses alunos em sala de aula. As instituições de ensino devem investir mais na formação de seus professores, pois isso é investir diretamente no aluno, é favorecer a permanência do estudante nos cursos de idiomas, tão necessários para o mundo globalizado da atualidade.
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