Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância

Date
2022-09-21Author
Vieira, Karina Franco [Unifesp]
Advisor
Tarcia, Rita Maria Lino [Unifesp]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
Show full item recordAlternative Title
Perception of teachers in relation to the use of educational technologies in the teaching and learning process in technological training in aesthetics and cosmetics - distance modalityAbstract
Introdução: A Educação a Distância (EaD) não é algo novo; no Brasil, surgiu com os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e do Instituto Monitor. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional e, atualmente, esse tipo de ensino tornou-se uma realidade, à qual todos teremos que nos adaptar e integrar em nossas vidas, devido aos tempos de mudanças que vivemos. No entanto, o momento é de adaptações rápidas e eficazes. Nesse âmbito, as práticas pedagógicas podem incorporar as vantagens e as possibilidades oferecidas pelo uso das tecnologias ao cenário atual dos docentes, onde construir e disseminar o conhecimento através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado como uma nova barreira a ser superada, principalmente no âmbito dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Estética e Cosmética. Objetivos: O objetivo desse trabalho é descrever a percepção dos docentes acerca de sua prática em relação ao uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem no CST em Estética e Cosmética na modalidade a distância. Métodos: Para isso foi realizado um grupo focal com 5 docentes do CST em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul na modalidade a distância. Resultados: Todas as participantes entendem a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem e entendem a importância de capacitação profissional para sua utilização. Conclusão: Conclui-se que todas as participantes acreditam no potencial das TIC no processo de ensino e aprendizagem, e percebemos que a educação não se dissocia das tecnologias que, de diversas formas, apoiam o trabalho docente, tanto na EaD como em qualquer outra modalidade de ensino, no processo de ensino e de aprendizagem.