Manual operacional de admissão e apoio a pessoa com deficiência nos processos administrativos de uma instituição federal de ensino: E-book

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Date
2022-10-19Author
Fortunatti, Marli Kiyomi Tetuya [UNIFESP]
Advisor
Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
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Operational Manual for admission and support to people with disabilities in the administrative processes of a federal educational institution: E-bookAbstract
O presente trabalho tem por objetivo a confecção de um manual prático e
descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um deficiente visual,
admitido por concurso público, para atuar na área administrativa de uma instituição
federal de ensino.
Para atingir o objetivo foi necessário realizar uma introdução em diversos
assuntos, tais como: o conceito da pessoa com deficiência, os níveis de deficiência
visual, a metodologia utilizada como Emprego Apoiado, o conceito e uso da
tecnologia assistiva, as legislações que contemplam o acesso a pessoa com
deficiência visual aos concursos públicos e o dinamismo e funcionamento de setores
administrativos dentro de instituições federais de ensino. São diversos conceitos
para que possamos atingir o objetivo desse trabalho que é a confecção de um
manual prático e descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um
deficiente visual na atuação em área administrativa de uma instituição federal de
ensino.
Este trabalho constitui uma parte da investigação desenvolvida pelo grupo
de pesquisa em “Emprego Apoiado à pessoa com deficiência visual em
Instituições Públicas de Ensino Superior”, que colaborou com informações
relevantes para a confecção deste Manual:
● Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades
da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em
instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo, na
visão dos seus gestores – autoria de Elaine Cristina Oliveira;
● Análise de custos para inclusão da pessoa com deficiência visual no
trabalho com processos administrativos em instituições públicas de
ensino superior no Estado de São Paulo, utilizando a metodologia de
Emprego Apoiado – autoria de Débora Cristina Gavira Marques. The present work aims to produce a practical and descriptive manual for the
inclusion and monitoring of the work of a visually impaired person, admitted by public
tender, to work in the administrative area of a federal educational institution.
In order to achieve the objective, it was necessary to introduce several
subjects, such as: the concept of the person with disabilities, the levels of visual
impairment, the methodology used as Supported Employment, the concept and use
of assistive technology, the legislation that contemplates access the visually impaired
person to public tenders and the dynamism and functioning of administrative sectors
within federal educational institutions. There are several concepts so that we can
achieve the objective of this work, which is the creation of a practical and descriptive
manual for the inclusion and monitoring of the work of a visually impaired person in
the administrative area of a federal educational institution.
This work constitutes a part of the investigation developed by the research
group on “Supported Employment for the visually impaired in Public Institutions
of Higher Education”, which collaborated with relevant information for the
preparation of this Manual:
● Survey of the profile, positions, functions, permanence and needs of the
visually impaired person in the administrative processes in public
institutions of higher education in the State of São Paulo, in the view of
their managers – authored by Elaine Cristina Oliveira;
● Cost analysis for the inclusion of visually impaired people in the work
with administrative processes in public institutions of higher education
in the State of São Paulo, using the Supported Employment
methodology – authored by Débora Cristina Gavira Marques.
Keywords
Gestão de pessoasEmprego Apoiado
Tecnologia assistiva
Direitos das Pessoas com Deficiência.