Alfabetização por ensino remoto durante a pandemia: a visão dos professores
Date
2022-06-29Author
Machado, Dandara Maria Xavier [UNIFESP]
Advisor
Marisa, Sacaloski [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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A pandemia de Covid-19 gerou muitas mudanças em nosso modo de vida e o cenário
da educação nos últimos dois anos foi bastante afetado, pois passou a lançar mão de
ferramentas tecnológicas e de ensino remoto para os quais não havia preparo
material e nem tampouco formação docente. Os professores tiveram que aprender a
trabalhar nesse contexto, reinventando seu fazer profissional e buscando dominar
outros recursos. Por outro lado, os pais tiveram que participar muito mais ativamente
do processo de ensino aprendizagem de seus filhos, tornando-se o adulto mais
próximo para mediar a construção do conhecimento. Enquanto isso, as crianças
precisaram adaptar-se à nova forma de ensino, permanecendo em frente às telas dos
computadores por horas a fio. Essa situação envolve ainda mais desafios quando se
pensa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visto que essas crianças se
encontram em fase de alfabetização e letramento, etapa crucial para seu
desenvolvimento acadêmico futuro. Objetivo: O presente trabalho se propõe a
caracterizar a evolução da alfabetização de crianças do primeiro ano do Ensino
Fundamental por meio do ensino remoto durante a pandemia do ponto de vista dos
professores, bem como propor estratégias para auxiliar pais e professores a
contribuírem no processo de aquisição de leitura e escrita neste período de pandemia.
Método: Fizeram parte do estudo 25 professores de crianças do 1º ano do Ensino
Fundamental que tiveram aulas remotas durante o ano de 2020 e 2021. A pesquisa
foi realizada a partir de um questionário, o qual foi divulgado por meio das redes
sociais. Resultados: Os professores participantes mencionaram que as atividades
remotas não cumpriram o mesmo papel que as presenciais (92%) e que haverá um
prejuízo no desempenho acadêmico de seus alunos por conta do ensino remoto
(56%). Além disso, relataram que não se sentiram preparados para trabalhar de forma
online (52%) e que a fonoaudiologia poderia ajudar com materiais de auxílio à
alfabetização. Quanto à evolução do processo de alfabetização dos alunos, 44% dos
professores afirmaram que o conhecimento de leitura e escrita da maioria de seus
alunos não evoluiu no período em que estiveram em ensino remoto. Conclusão:
Houve certa evolução da alfabetização dos alunos no período da pandemia, porém
vários foram os desafios, como a falta de formação docente e o preparo da família
para lidar com as mudanças necessárias, o que pode refletir em perdas no
desenvolvimento acadêmico. The Covid-19 pandemic caused many changes in our way of life and the education
scenario in the last two years has been greatly affected, as it has started to use
technological tools and remote teaching for which there was no material preparation
or training. Teachers had to learn to work in this context, reinventing their professional
practice and searching master other resources. On the other hand, parents had to
participate much more actively in the teaching-learning process of their children,
becoming the closest adult to mediate the construction of knowledge. Meanwhile,
children had to adapt to the new way of teaching, staying in front of computer screens
for hours. This situation involves even more challenges when thinking about the early
years of elementary school, since these children are learning literacy, a crucial stage
for their future academic development. Objective: The present work proposes to
characterize the evolution of literacy of children in the first year of Elementary School
through remote teaching during the pandemic from the teachers' point of view, as well
as to propose strategies to help parents and teachers to contribute to the process of
acquisition of reading and writing in this pandemic period. Method: Twenty-five
teachers of children in the 1st year of Elementary School who had remote classes
during the year 2020 and 2021 took part in the study. The research was carried out
from a questionnaire, which was disseminated through social networks. Results:
Participating teachers mentioned that remote activities did not perform the same role
as face-to-face activities (92%) and that there will be a deficit in the academic
performance of their students due to remote teaching (56%). In addition, they reported
that they did not feel prepared to work online (52%) and that speech therapy could
help with literacy skills aid materials. Regarding the evolution of the students' literacy
process, 44% of the teachers reported that the reading and writing knowledge of most
of their students did not evolve during the period in which they were in remote
teaching. Conclusion: There was a certain evolution in the literacy of students during
the pandemic period, but there were several challenges, such as the lack of teacher
training and the preparation of the family to deal with the necessary changes, which
can reflect on losses in academic development.
Citation
MACHADO, D M X. Alfabetização por ensino remoto durante a pandemia: a visão dos professores. São Paulo, 2022. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (São Paulo). São Paulo, 2022.Collections
- Fonoaudiologia [126]