Construção e validação de uma cartilha para educação materna em hemorragia pós-parto

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Andrade, Larissa Jesus de [UNIFESP]
Orientadores
Bezerra, Camilla Pontes [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A hemorragia pós-parto está entre as principais causas da morbimortalidade materna, sobretudo, em países em desenvolvimento. A educação materna por meio do uso de uma cartilha pode contribuir para diminuição das mortes pela HPP. Objetivo: elaborar uma cartilha para educação materna sobre a hemorragia pós-parto e estimar evidências de validade de conteúdo e aparência. Método: estudo metodológico em três etapas: elaboração da cartilha, validação de conteúdo por especialistas e validação de conteúdo e aparência pelo público-alvo. O conteúdo da cartilha foi baseado em uma revisão narrativa em bases e portais de dados e na obtenção de informações de caráter qualitativo das percepções, conhecimentos e dúvidas por meio da realização de um grupo focal formado por sete puérperas. Participaram da validação do conteúdo da cartilha sete juízes especialistas em obstetrícia. Os parâmetros psicométricos da cartilha foram pontuados usando uma escala do tipo Likert de quatro pontos quanto à clareza, relevância teórica e pertinência prática e pela ferramenta Suitability Assessment of Materials. A validação do conteúdo e aparência com o público-alvo foi realizada por uma amostra de 10 puérperas, ≥18 anos de idade, alfabetizadas, sem experiência profissional na área de saúde, entrevistadas após a leitura da versão preliminar impressa do material quanto à compreensão, atratividade, autoeficácia, aceitabilidade cultural e persuasão do material educativo. Resultados: Da realização do grupo focal emergiram três categorias temáticas: “cuidados essenciais no puerpério imediato”, “conhecimento das puérperas sobre hemorragia pós-parto” e “importância do uso de uma cartilha educativa para orientações sobre hemorragia pós-parto”. A cartilha obteve IVC global de 0,88 e valor médio de 33 pontos na escala SAM, correspondendo ao valor percentual de 75%, após avaliação dos juízes especialistas. A avaliação da cartilha com o público-alvo revelou IVC global de 0,92. Conclusão: A cartilha “hemorragia pós-parto: perguntas e respostas” foi validada quanto ao seu conteúdo por juízes especialistas em obstetrícia e quanto ao seu conteúdo e aparência por representantes do seu público-alvo e, dessa forma, poderá ser utilizada como estratégia para educação materna em hemorragia pós-parto.
Postpartum hemorrhage is among the main causes of maternal morbidity and mortality, especially in developing countries. Maternal education through the use of a booklet can contribute to a reduction in deaths from PPH. Objective: to develop a booklet for maternal education on postpartum hemorrhage and to estimate evidence of content and appearance validity. Method: methodological study in three stages: preparation of the booklet, content validation by experts and content and appearance validation by the target audience. The content of the booklet was based on a narrative review in databases and data portals and on obtaining information of a qualitative nature on perceptions, knowledge and doubts through a focus group formed by seven postpartum women. Seven experts in obstetrics participated in the validation of the booklet's content. The psychometric parameters of the booklet were scored using a four-point Likert-type scale for clarity, theoretical relevance and practical relevance and by the Suitability Assessment of Materials tool. The validation of content and appearance with the target audience was carried out by a sample of 10 postpartum women, ≥18 years of age, literate, without professional experience in the health area, interviewed after reading the preliminary printed version of the material regarding understanding, attractiveness, self-efficacy, cultural acceptability and persuasion of educational material. Results: Three thematic categories emerged from the focus group: “essential care in the immediate postpartum period”, “knowledge of postpartum women about postpartum hemorrhage” and “importance of using an educational booklet for guidelines on postpartum hemorrhage”. The booklet obtained a global CVI of 0.88 and an average value of 33 points on the SAM scale, corresponding to a percentage value of 75%, after evaluation by the expert judges. The evaluation of the booklet with the target audience revealed an overall CVI of 0.92. Conclusion: The booklet “postpartum hemorrhage: questions and answers” was validated as to its content by expert obstetrics judges and as to its content and appearance by representatives of its target audience and, in this way, it can be used as a strategy to maternal education in postpartum hemorrhage.
Descrição
Citação
Coleções