No Ceará contra o Império: a revolta de Pinto Madeira (1831-1834)

Imagem de Miniatura
Data
2022-07-29
Autores
Teles, Danielly de Jesus [UNIFESP]
Orientadores
Slemian, Andréa [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A presente dissertação teve por objetivo analisar a chamada Revolta de Pinto Madeira, ocorrida na região do Cariri cearense entre os anos de 1831 e 1832. De cunho “restaurador”, a revolta, liderada pelo coronel Joaquim Pinto Madeira e pelo padre Antonio Manuel de Souza, preocupou não só o governo da província do Ceará, mas também as autoridades imperiais no centro-sul do império do Brasil. Buscaremos entender o processo tomando em conta o contexto de crise política que permeou o Primeiro Reinado e o início da Regência, como parte da conflituosa construção do Império do Brasil. Nosso intuito é compreender os fatores que ajudaram a deflagrar a revolta que, apesar de pouco estudada, evidencia não só as relações sociais estabelecidas e a cultura política no Ceará à época, mas também a arquitetura de poder que se desenha na relação da província com o centro-sul do Brasil. O recorte temporal que propomos vai de 1831, quando das primeiras articulações de Pinto Madeira e do religioso Antônio Manuel de Souza que visavam engajar a população do Cariri na causa restauradora, até 1834, ano da condenação à morte do coronel e líder da revolta, Joaquim Pinto .
Le but de cette dissertation était d’analyser la soi-disant révolte de Pinto Madeira, survenue dans la région des Cariri cearense entre 1831 et 1832. De marque "restaurateur", la révolte, menée par Joaquim Pinto Madeira et le religieux Antonio Manoel de Souza, a préoccupé non seulement le gouvernement de la province du Ceará, mais aussi les autorités impériales dans le centre-sud de l’empire du Brésil. Nous tenterons de comprendre le processus en tenant compte du contexte de crise politique qui a marqué le Premier Règne et le début de la Régence, dans le cadre de la construction conflictuelle de l’Empire du Brésil. Nous chercherons à comprendre les facteurs qui ont contribué à faire éclater la révolte qui, bien que peu étudiée, met en évidence non seulement les relations sociales établies et la culture politique au Ceará à l’époque, mais aussi l’architecture de pouvoir qui se dessine dans la relation de la province avec le centre sud du Brésil. La coupure temporelle que nous proposons va de 1831, quand des premières articulations de Pinto Madeira et du religieux Antonio Manuel de Souza qui visaient à engager la population du Cariri dans la cause restauratrice, jusqu’en 1834, année de la condamnation à mort du chef de la révolte, Joaquim Pinto Madeira.
Descrição
Citação
TELES, Danielly de Jesus. No Ceará contra o Império: a revolta de Pinto Madeira (1831-1834). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de São Paulo, 2022.
Coleções