• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Educação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Programa Inova Educação na rede estadual paulista (2020-2021): foco nas habilidades e competências socioemocionais

Thumbnail
View/Open
DISSERTAÇÃO - THAIS FERNANDA MARTINS NASCIMENTO.pdf (1.463Mb)
Date
2022-08-19
Author
Nascimento, Thais Fernanda Martins [UNIFESP]
Advisor
Jacomini, Márcia Aparecida [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Abstract
Em 2019, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apresentou o Programa Inova Educação para ser implementado, a partir de 2020, nas escolas que atendem estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O programa introduziu três novas disciplinas: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia, ocasionando o aumento de cinco aulas semanais na grade curricular. A incorporação de novos componentes curriculares, com foco nas habilidades socioemocionais, pode representar novas dinâmicas e novos sentidos educacionais, que precisam ser estudados e analisados, em relação à gestão democrática de políticas educacionais e à efetivação do direito à educação. A presente pesquisa estuda o processo de implementação deste programa por meio de um estudo de caso, em uma escola estadual sediada no município de São José dos Campos/SP. O objetivo é analisar o processo de implementação, com vistas a compreender estratégias, adequações e ressignificações observáveis que contrastam o previsto na proposta e a prática, em um contexto de pandemia que levou ao fechamento das escolas em março de 2020. Analisa-se os principais aspectos da proposta por meio de estudo documental e bibliográfico e sua implementação com base em um estudo de caso, que envolveu o acompanhamento de atividades escolares e entrevistas com professores(as), professor coordenador e diretora, numa perspectiva que inter-relaciona elementos conjunturais e os processos organizacionais e políticos empiricamente. Na construção da pesquisa e análise dos dados, autores que discutem Estado, análise de políticas públicas – com foco na implementação –, políticas curriculares e currículo foram um suporte teórico importante à discussão. Os resultados indicam que a política educacional tem traços antidemocráticos e que a comunidade escolar apresenta uma relação de consumidora política das políticas educacionais, não por preferência ou escolha, mas por uma imposição governamental. Uma questão importante sobre essa política educacional diz respeito aos novos sentidos educativos empregados, que têm bases econômico-pedagógicas e centralizam o mundo do trabalho nos processos de ensino e aprendizagem, a partir das proposições de habilidades e competências socioemocionais.
Keywords
Programa Inova Educação
Implementação de Políticas Educacionais
Currículo
Rede Estadual de Ensino Paulista
Sponsorship
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/65546
Collections
  • PPG - Educação [239]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV