Programa 5s como ferramenta de gestão da qualidade: estudo para desenvolvimento de manual contendo proposta de implantação do programa no departamento de oftalmologia e ciências visuais da UNIFESP

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Data
2022-02-17Autor(a)
Azevedo, Luiz Paulo Costa [UNIFESP]
Orientador(a)
Muccioli, Cristina [UNIFESP]Tipo
Dissertação de mestrado profissionalMetadado
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5s Program as a quality management tool: study for the development of a manual containing a proposal to implement the program in the department of ophthalmology and visual sciences at UNIFESPResumo
Objetivos: Sugerir à gestão do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp a implantação do programa 5S como ferramenta de gestão da qualidade nos setores do departamento para a melhoria dos processos, produtos, serviços prestados e a qualidade do ambiente organizacional, demonstrar a importância da gestão da qualidade e do 5S, quando implantado, no ambiente organizacional, verificar o grau de conhecimento dos colaboradores sobre ferramentas de gestão de qualidade, do programa 5S e seus cinco sensos, e apresentar um manual sugestivo contendo um plano de ação com as orientações e etapas necessárias à implantação do programa 5S. Métodos: Foi realizado uma revisão da literatura sobre o tema da pesquisa e aplicado um questionário em formato eletrônico com o propósito de verificar o grau de conhecimento dos colaboradores sobre ferramentas de gestão da qualidade, do 5S e seus cinco sensos, e a opinião dos mesmos sobre a relevância de implantação do Programa 5S no ambiente organizacional do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp. Resultados: Em relação ao perfil dos participantes, 64 colaboradores responderam ao questionário, sendo 34 mulheres e 30 homens, a maioria na faixa etária entre 41 e 60 anos. Grande parte dos respondentes possuem curso superior completo e pós-graduação com uma ou mais titulação concluída. Já em relação as questões relacionadas ao tema da pesquisa, a maioria dos respondentes possui algum conhecimento sobre gestão da qualidade e o programa 5S, consideram o 5S uma boa ferramenta de gestão, e acreditam ser relevante a possibilidade de implantação do 5S no ambiente organizacional. Eles ainda acreditam que o 5S seria uma ferramenta de gestão bem aceita por todos os colaboradores devido aos benefícios que ela pode proporcionar. Conclusões: Este estudo atingiu todos os objetivos propostos. Conseguimos demonstrar através da literatura o quanto a gestão da qualidade e o 5S podem ser importantes para a melhoria da qualidade tanto no ambiente organizacional quanto às pessoas. Além disso, o questionário on-line aplicado trouxe um relevante diagnóstico, em que a maioria dos respondentes consideram necessário a possibilidade de implantação do 5S como ferramenta de gestão da qualidade, que a sua implantação seria bem aceita por todos, e que os sensos de limpeza, saúde e higiene, e autodisciplina não são efetivamente praticados por todos os colaboradores. A partir deste diagnóstico, criamos um manual sugestivo de implantação do programa 5S para o Departamento de Oftalmologia da Unifesp, contendo um plano de ação com todas as orientações e etapas necessárias à implantação e acompanhamento da execução do 5S. Objectives: Suggest to the management of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at Unifesp the implementation of the 5S program as a quality management tool in the sectors of the department for the improvement of processes, products, services provided and the quality of the organizational environment, demonstrate the importance of quality management and 5S, when implemented in the organizational environment, verify the degree of knowledge of contributors about quality management tools, the 5S program and its five senses, and present a suggestive manual containing an action plan with the guidelines and steps necessary to implement the 5S program. Methods: A literature review was carried out on the research topic and a questionnaire was applied in electronic format in order to verify the level of knowledge of contributors about quality management tools, the 5S and its five senses, and their opinion about the relevance of implementing the 5S Program in the organizational environment of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at Unifesp. Results: Regarding the profile of the participants, 64 contributors answered the questionnaire, 34 women and 30 men, most aged between 41 and 60 years. Most respondents have completed higher education and postgraduated with one or more degrees completed. Regarding the questions related to the research theme, most respondents have some knowledge about quality management and the 5S program, consider the 5S a good management tool, and believe that the possibility of implementing 5S in the organizational environment is relevant. They still believe that 5S would be a management tool that is well accepted by all contributors due to the benefits it can provide. Conclusions: This study achieved all the proposed objectives. We were able to demonstrate through the literature how quality management and 5S can be important for improving quality both in the organizational environment and in people. In addition, the online questionnaire applied brought a relevant diagnosis, in which most respondents consider it necessary to implement the 5S as a quality management tool, that its implementation would be well accepted by all, and that the senses of cleanliness, health and hygiene, and self-discipline are not effectively practiced by all employees. Based on this diagnosis, we created a suggestive manual of the implementation of the 5S program for the Ophthalmology Department at Unifesp, containing an action plan with all the necessary guidelines and steps to implement and monitor the execution of the 5S.
Citação
Programa 5s como ferramenta de gestão da qualidadePalavras-chave
Programa 5SSensos
Ferramenta de gestão
Gestão da qualidade
Ambiente organizacional
Colaboradores