e-Sport: uma nova janela para o esporte cognitivo?

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Date
2022-08-09Author
Almeida, João Augusto Cortez Souza de [UNIFESP]
Advisor
Colantonio, Emilson [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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e-Sport: a new window for cognitive sport?Abstract
Este trabalho empreende uma discussão geral de base histórica e conceitos sobre o fenômeno do esporte eletrônico, conhecido como e-sport. Neste sentido, emerge o problema de que o e-sport por ser uma prática mediada tecnologicamente por computador dificulta o entendimento como esporte, especialmente por sua baixa fisicalidade. Com isso o objetivo deste trabalho é investigar como o e-sport passa a ser esporte, através da revisão narrativa de literatura de natureza qualitativa, investigando apenas video games de ação mediados por computador, excluindo exergames ou jogos ativos, além de deslumbrar parâmetros cognitivos requeridos e aperfeiçoados pele cyber atleta na prática do e-sport. Com hipótese na qual e-sport é conceitualmente esporte, mesmo que pareça carecer de fisicalidade, na qual há movimentos motores finos e fatores cognitivos determinantes, não só, também contribuindo para o desenvolvimento do praticante. Por fim, consideramos finalmente que e-sport passa a ser esporte, configurado no contexto da cultura contemporânea, quando institucionalizado, competitivo, justo e promovendo benefícios aos participantes, especialmente cognitivos como atenção, troca de tarefa, memória e processamento de informação. This paper undertakes a general discussion of historical basis and concepts about the phenomenon of electronic sports, known as e-sport. In this sense, the problem emerges that e-sport, as a practice mediated technologically by computers, makes it difficult to understand it as a sport, especially because of its low physicality. Thus, the objective of this work is to investigate how e-sport becomes sport, through a narrative review of qualitative literature, investigating only computer-mediated action video games, excluding exergames or active games, in addition to glimpse cognitive parameters required and improved by the cyber athlete in the practice of e-sport. With hypothesis in which e-sport is conceptually sport, even if it seems to lack physicality, in which there are fine motor movements and determining cognitive factors, not only, also contributing to the development of the practitioner. Finally, we finally consider that e-sport becomes sport, configured in the context of contemporary culture, when institutionalized, competitive, fair, and promoting benefits to participants, especially cognitive ones such as attention, task switching, memory, and information processing.
Citation
ALMEIDA, João Augusto Cortez Souza de. e-Sport: uma nova janela para o esporte cognitivo? 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Keywords
e-sportJogos Eletrônicos
Cognição
Vídeo game
E-sport
Electronic games
Cognition
Video game
Collections
- Educação Física [319]