A teoria da evolução das espécies no currículo paulista etapa ensino médio

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Data
2022-07-19
Autores
Lima, Hugo Cardoso Francisco Assunção [UNIFESP]
Orientadores
Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Os objetivos deste trabalho são: compreender as abordagens do ensino de evolução biológica, ressaltando as dificuldades no ensino do tema e analisar a abordagem dos conteúdos evolucionistas no Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio. Realizou­se uma pesquisa documental descritiva de natureza mista (qualitativa e quantitativa) sobre este tema no Currículo, no material de apoio pedagógico do Aprofundamento Curricular em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e numa obra recomendada pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Entendemos que a abordagem da evolução biológica com o público do Ensino Médio tem uma importância fundamental. Ela deve se encarregar de explicar semelhanças e diferenças dos seres vivos, explicar como novas formas surgiram e continuam a surgir. Os dados foram analisados através da correspondência dos conteúdos dos currículos com as categorias definidas, segundo Ceschim; Dutra; Caldeira (2021). Os resultados revelaram que o conteúdo da evolução biológica permanece separado dos outros conteúdos biológicos, como a diversidade da vida, o estudo sobre a identidade e a classificação dos seres vivos. Inclusive, identificamos que os redatores do Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio usaram a mesma redação do documento antecessor na descrição de algumas das habilidades a serem desenvolvidas, de modo a fazer com que os objetos de conhecimento ligados à evolução, permaneçam sendo tratados dispersamente e sem os devidos aspectos norteadores da prática docente. Devido a esses fatores, a Teoria da Evolução das Espécies seguiu como o tema do fim do programa, ocupando as discussões dos últimos bimestres do último ano do curso, quando este conteúdo acaba sendo deixado de lado pela falta de tempo para trabalhá­lo.
The objectives of this work are: to understand the approaches to teaching biological evolution, highlighting the difficulties in teaching the subject and to analyze the approach to evolutionary content in the Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio. A descriptive documentary research of a mixed nature (qualitative and quantitative) was carried out on this topic in the Program, in the pedagogical support material of Aprofundamento Curricular em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias and in a work recommended by the Plano Nacional do Livro Didático de 2021. We understand that the approach of biological evolution with the high school public is of fundamental importance. It must be in charge of explaining similarities and differences of living beings, explaining how new forms have arisen and continue to arise and how this happens. Data analysis was carried out through the analysis of content correspondence of the program defined by Ceschim; Dutra; Caldeira (2021). The results revealed that the content of biological evolution remains separate from other biological content, such as the diversity of life, the study of the identity and classification of living beings. We even identified that the writers of the Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio used the same wording as the predecessor document in the description of some of the skills to be developed, in order to ensure that the objects of knowledge linked to evolution continue to be treated dispersely and without the proper guiding aspects of teaching practice. Due to these factors, the Theory of Evolution of Species continued as the theme of the end of the program, occupying the discussions of the last two months of the last year of the course, when this content ends up being left aside due to lack of time to work on it.
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