A teoria da evolução das espécies no currículo paulista etapa ensino médio

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Date
2022-07-19Author
Lima, Hugo Cardoso Francisco Assunção [UNIFESP]
Advisor
Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Os objetivos deste trabalho são: compreender as abordagens do ensino de evolução
biológica, ressaltando as dificuldades no ensino do tema e analisar a abordagem dos conteúdos
evolucionistas no Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio. Realizouse uma pesquisa
documental descritiva de natureza mista (qualitativa e quantitativa) sobre este tema no
Currículo, no material de apoio pedagógico do Aprofundamento Curricular em Ciências da
Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e numa obra recomendada pelo
Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Entendemos que a abordagem da evolução
biológica com o público do Ensino Médio tem uma importância fundamental. Ela deve se
encarregar de explicar semelhanças e diferenças dos seres vivos, explicar como novas formas
surgiram e continuam a surgir. Os dados foram analisados através da correspondência dos
conteúdos dos currículos com as categorias definidas, segundo Ceschim; Dutra; Caldeira
(2021). Os resultados revelaram que o conteúdo da evolução biológica permanece separado
dos outros conteúdos biológicos, como a diversidade da vida, o estudo sobre a identidade e a
classificação dos seres vivos. Inclusive, identificamos que os redatores do Novo Currículo
Paulista etapa Ensino Médio usaram a mesma redação do documento antecessor na descrição
de algumas das habilidades a serem desenvolvidas, de modo a fazer com que os objetos de
conhecimento ligados à evolução, permaneçam sendo tratados dispersamente e sem os devidos
aspectos norteadores da prática docente. Devido a esses fatores, a Teoria da Evolução das
Espécies seguiu como o tema do fim do programa, ocupando as discussões dos últimos
bimestres do último ano do curso, quando este conteúdo acaba sendo deixado de lado pela falta
de tempo para trabalhálo. The objectives of this work are: to understand the approaches to teaching biological
evolution, highlighting the difficulties in teaching the subject and to analyze the approach to
evolutionary content in the Novo Currículo Paulista etapa Ensino Médio. A descriptive
documentary research of a mixed nature (qualitative and quantitative) was carried out on this
topic in the Program, in the pedagogical support material of Aprofundamento Curricular em
Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias and in a work
recommended by the Plano Nacional do Livro Didático de 2021. We understand that the
approach of biological evolution with the high school public is of fundamental importance. It
must be in charge of explaining similarities and differences of living beings, explaining how
new forms have arisen and continue to arise and how this happens. Data analysis was carried
out through the analysis of content correspondence of the program defined by Ceschim; Dutra;
Caldeira (2021). The results revealed that the content of biological evolution remains separate
from other biological content, such as the diversity of life, the study of the identity and
classification of living beings. We even identified that the writers of the Novo Currículo
Paulista etapa Ensino Médio used the same wording as the predecessor document in the
description of some of the skills to be developed, in order to ensure that the objects of
knowledge linked to evolution continue to be treated dispersely and without the proper guiding
aspects of teaching practice. Due to these factors, the Theory of Evolution of Species continued
as the theme of the end of the program, occupying the discussions of the last two months of the
last year of the course, when this content ends up being left aside due to lack of time to work
on it.
Keywords
CurrículoEvolução
Education
Evolution's teaching
Collections
- Ciências (Licenciatura) [104]