História e cinema: Nothing 's gonna change my world? Uma análise de Across the Universe (Julie Taymor, 2007) como narrativa dos anos 60 a partir dos Beatles.

View/ Open
Date
2022-07-20Author
Fernandes, Laura Vergara Leopoldino Silva [UNIFESP]
Advisor
Villaça, Mariana MartinsType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
A presente monografia analisa a obra cinematográfica norte-americana Across the Universe, dirigida e roteirizada por Julie Taymor no ano de 2007. O filme é um musical que possui somente canções do maior fenômeno fonográfico da década de 1960, The Beatles. A obra é um documento histórico do seu tempo (2007) e tem como intuito realizar uma narrativa dos anos 1960 centrada nos EUA, evidenciando seus contrastes e mudanças socioculturais, com toques surrealistas e um pouco de licença poética. Para esta análise separamos o filme em alguns temas que se destacam na narrativa, como a Guerra do Vietnã, a contracultura, entre outros, e, a partir deles, escolhemos fotogramas que melhor sintetizassem aspectos estéticos e históricos presentes nas abordagens feitas pela obra. Também realizamos um estudo bibliográfico, considerando publicações e artigos acadêmicos que tratam sobre o período focado no filme estudado e a história do cinema.
Citation
FERNANDES, Laura Vergara Leopoldino . História e cinema: Nothing's gonna change my world? Uma análise de Across the Universe (Julie Taymor, 2007) como narrativa dos anos 60 a partir dos Beatles. Orientadora: Mariana Martins Villaça. 2022 131f.TCC (Graduação). Curso de História - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2022.Keywords
CinemaAcross the Universe
1960
The Beatles
Musical
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- História [524]