Estudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica, “O Homem-Formiga”

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-07-28
Autores
Oliveira, Pedro Bondezan de [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho trata do potencial de uso de um material de ficção científica, o filme “Homem-Formiga” da Marvel Studios, na divulgação científica e no ensino de ciências. O objetivo principal é identificar e analisar os conceitos de física apresentados no filme e compará-lo com a Física propriamente dita, tal como aparece na literatura, sem fazer juízo de valores pois uma obra de ficção não demanda rigor científico. Primeiramente são abordados os conceitos de educação formal, informal e não formal. Neste contexto, o ensino de ciências e a divulgação científica aparecem respectivamente como formas de educação formal e não formal. Posteriormente, é levantado um histórico a respeito do gênero de ficção científica e seu potencial como recurso no ensino de ciências e na divulgação científica. Após isso, as cenas e falas do filme relacionadas com a Física são colocadas em uma tabela em ordem cronológica. Então, três discussões são desenvolvidas na comparação do filme com a Física: a questão da lei de conservação da massa, a expansão e contração devido a variação de temperatura e as partículas fundamentais. Após as comparações, a conclusão é que a obra não deve ser usada na divulgação científica e no ensino de ciências sem um mediador, um professor ou pesquisador. Apesar disso, o filme pode servir como agente motivacional na divulgação científica e no ensino de ciências.
This paper discourses about the potential of the science-fiction movie “Ant-Man”, from Marvel Studios in scientific dissemination and scientific teching. The aim is identifying and analysing the concepts of physics presented in the film, without criticizing the film itself, as it is a work of fiction, therefore it lacks scientific rigor. First, a discussion about formal, informal and non-formal education is raised, with an in depth explanation of those concepts. In this context, science teaching and scientific dissemination appear respectively as formal and non-formal. Subsequently, a history regarding the science fiction genre and its role as a resource in science teaching and science communication is raised. After that, the scenes and lines of the movie related to Physics are placed in a table in chronological order. Then, three discussions are mass conservation, the expansion and contraction due to temperature variation and the fundamental particles. After the comparisons, the conclusion is that the work should not be used in scientific dissemination and science teaching without a mediator, teacher or researcher. Despite this, the film can serve as a motivational agent in scientific dissemination and science teaching.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, P. B. O. Estudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica “o Homem-Formiga”. 2022. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.