Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Bondezan de [UNIFESP]
dc.coverage.spatialDiademapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T16:59:40Z
dc.date.available2022-08-26T16:59:40Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, P. B. O. Estudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica “o Homem-Formiga”. 2022. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/11600/65436
dc.description.abstractEste trabalho trata do potencial de uso de um material de ficção científica, o filme “Homem-Formiga” da Marvel Studios, na divulgação científica e no ensino de ciências. O objetivo principal é identificar e analisar os conceitos de física apresentados no filme e compará-lo com a Física propriamente dita, tal como aparece na literatura, sem fazer juízo de valores pois uma obra de ficção não demanda rigor científico. Primeiramente são abordados os conceitos de educação formal, informal e não formal. Neste contexto, o ensino de ciências e a divulgação científica aparecem respectivamente como formas de educação formal e não formal. Posteriormente, é levantado um histórico a respeito do gênero de ficção científica e seu potencial como recurso no ensino de ciências e na divulgação científica. Após isso, as cenas e falas do filme relacionadas com a Física são colocadas em uma tabela em ordem cronológica. Então, três discussões são desenvolvidas na comparação do filme com a Física: a questão da lei de conservação da massa, a expansão e contração devido a variação de temperatura e as partículas fundamentais. Após as comparações, a conclusão é que a obra não deve ser usada na divulgação científica e no ensino de ciências sem um mediador, um professor ou pesquisador. Apesar disso, o filme pode servir como agente motivacional na divulgação científica e no ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discourses about the potential of the science-fiction movie “Ant-Man”, from Marvel Studios in scientific dissemination and scientific teching. The aim is identifying and analysing the concepts of physics presented in the film, without criticizing the film itself, as it is a work of fiction, therefore it lacks scientific rigor. First, a discussion about formal, informal and non-formal education is raised, with an in depth explanation of those concepts. In this context, science teaching and scientific dissemination appear respectively as formal and non-formal. Subsequently, a history regarding the science fiction genre and its role as a resource in science teaching and science communication is raised. After that, the scenes and lines of the movie related to Physics are placed in a table in chronological order. Then, three discussions are mass conservation, the expansion and contraction due to temperature variation and the fundamental particles. After the comparisons, the conclusion is that the work should not be used in scientific dissemination and science teaching without a mediator, teacher or researcher. Despite this, the film can serve as a motivational agent in scientific dissemination and science teaching.pt_BR
dc.format.extent78 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectScientific disseminationen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectScience fictionen
dc.subjectNon-formal educationen
dc.titleEstudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica, “O Homem-Formiga”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
unifesp.campusInstituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9247002261762217pt_BR
unifesp.graduacaoCiências (Licenciatura)pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record