Estudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica, “O Homem-Formiga”
Date
2022-07-28Author
Oliveira, Pedro Bondezan de [UNIFESP]
Advisor
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho trata do potencial de uso de um material de ficção científica, o filme
“Homem-Formiga” da Marvel Studios, na divulgação científica e no ensino de ciências. O
objetivo principal é identificar e analisar os conceitos de física apresentados no filme e
compará-lo com a Física propriamente dita, tal como aparece na literatura, sem fazer juízo
de valores pois uma obra de ficção não demanda rigor científico. Primeiramente são
abordados os conceitos de educação formal, informal e não formal. Neste contexto, o
ensino de ciências e a divulgação científica aparecem respectivamente como formas de
educação formal e não formal. Posteriormente, é levantado um histórico a respeito do
gênero de ficção científica e seu potencial como recurso no ensino de ciências e na
divulgação científica. Após isso, as cenas e falas do filme relacionadas com a Física são
colocadas em uma tabela em ordem cronológica. Então, três discussões são desenvolvidas
na comparação do filme com a Física: a questão da lei de conservação da massa, a
expansão e contração devido a variação de temperatura e as partículas fundamentais. Após
as comparações, a conclusão é que a obra não deve ser usada na divulgação científica e no
ensino de ciências sem um mediador, um professor ou pesquisador. Apesar disso, o filme
pode servir como agente motivacional na divulgação científica e no ensino de ciências. This paper discourses about the potential of the science-fiction movie “Ant-Man”, from Marvel
Studios in scientific dissemination and scientific teching. The aim is identifying and analysing
the concepts of physics presented in the film, without criticizing the film itself, as it is a work
of fiction, therefore it lacks scientific rigor. First, a discussion about formal, informal and
non-formal education is raised, with an in depth explanation of those concepts. In this
context, science teaching and scientific dissemination appear respectively as formal and
non-formal. Subsequently, a history regarding the science fiction genre and its role as a
resource in science teaching and science communication is raised. After that, the scenes and
lines of the movie related to Physics are placed in a table in chronological order. Then, three
discussions are mass conservation, the expansion and contraction due to temperature
variation and the fundamental particles. After the comparisons, the conclusion is that the
work should not be used in scientific dissemination and science teaching without a mediator,
teacher or researcher. Despite this, the film can serve as a motivational agent in scientific
dissemination and science teaching.
Citation
OLIVEIRA, P. B. O. Estudo de caso de conceitos científicos no filme de ficção científica “o Homem-Formiga”. 2022. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.Keywords
Divulgação científicaEnsino de ciências
Ensino de física
Ficção Científica
Educação não-formal
Scientific dissemination
Science teaching
Physics teaching
Science fiction
Non-formal education
Collections
- Ciências (Licenciatura) [105]