Percurso escolar do ensino fundamental ao superior: relato de experiência de uma pessoa com deficiência auditiva na formação em Terapia Ocupacional

Imagem de Miniatura
Data
2022-08-10
Autores
Araújo, Márcia Maria [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Maria da Conceição dos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Ao longo da história, as pessoas com deficiência têm trilhado um caminho árduo de lutas e desafios para conquistar sua dignidade e seu pleno exercício dos direitos humanos fundamentais. Objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência na formação em Terapia Ocupacional a partir da perspectiva de educação inclusiva no ensino superior. São levantados elementos que se constituíram como barreiras pessoais de acesso ao ensino, do nível básico ao nível superior, e como esses foram sendo experienciados, ressignificados e superados. Também, são abordados elementos históricos da educação inclusiva no Brasil, sua formalização enquanto política pública, o acesso ao ensino superior, e possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional.
Descrição
Citação
ARÁUJO, Márcia Maria. Percurso escolar do ensino fundamental ao superior: relato de experiência de uma pessoa com deficiência auditiva na formação em Terapia Ocupacional. 2022. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.