Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências

View/ Open
Date
2011-06-01Author
Tavares, Maria das Graças Medeiros
Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
Type
ArtigoISSN
0104-4036Is part of
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoDOI
10.1590/S0104-40362011000300002Metadata
Show full item recordAlternative Title
Higher education evaluation in the Ensaio Journal: Evaluation and Public Policies in Education: emphasis and trendsEvaluación de la educación superior en la revista Ensaio: Evaluación y Políticas Públicas en Educación: énfasis y tendencias
Abstract
The article analyzes the emphasis and trends of the published texts in the Ensaio Journal: Evaluation and Public policies in education, with reference to the evaluation policies for higher education. It reconstructs the Brazilian scenery of evaluation in the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). It relates the articles themes with each historical period and points out the concepts of evaluation in those analysis, It concludes with reflections about the importance of the Journal, as a space/tool of educational evaluation studies socialization , especially in higher education, remarking that the published texts include the idea of evaluation as achievement and evaluation associated with the quality of education. El artículo analiza el énfasis y las tendencias de los textos publicados en la Revista Ensayo: evaluación y políticas públicas en educación y toma como referencia la política de evaluación para la educación superior. Reconstituye el escenario brasileño de la evaluación durante los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso - FHC (1995-1998 / 1999-2002) y Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona las temáticas de los artículos en cada período histórico y señala las concepciones de evaluación presentes en los análisis. Concluye con reflexiones sobre la importancia del periódico, como espacio de socialización de los estudios sobre evaluación de la educación, especialmente de la educación superior, y destaca que el énfasis y la tendencia de los textos publicados sustentan la idea de la evaluación como desempeño y la asocian a la calidad de la educación. O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.
Citation
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011.Keywords
Higher EducationEvaluation
Ensaio Journal
FHC
Lula da Silva
Educação superior
Avaliação
revista Ensaio
FHC
Lula da Silva
Collections
- EPE - Artigos [1072]