A produção historiográfica sobre livros didáticos de história no campo da história: a representação de negros e negras (1980-2019)

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Data
2022-05-31
Autores
Santos, Giovanna Tainah Pugas dos [UNIFESP]
Orientadores
Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A história e historiografia do Livro Didático são um campo de estudo que se têm ampliado cada vez mais como indica Choppin (2009). Com o intuito de saber o que pesquisadores/as estão produzindo acerca da história do livro didático de História no Brasil, investigo as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em História desde a década de 1980 até 2019, analisando especialmente o conjunto de pesquisas que se debruçou sobre a presença de negros e negras nesses materiais didáticos. Sendo assim, esta pesquisa se divide em dois momentos: o primeiro utiliza o método quantitativo para inventariar os trabalhos acadêmicos, enquanto o segundo momento utiliza o método qualitativo para analisar as fontes. Deste modo, realizamos uma pesquisa síntese destas produções acadêmicas ao longo do tempo para observar em quais instituições estão sendo desenvolvidas, em quais contextos históricos e com quais abordagens temáticas têm sido mobilizadas. Investigamos também a trajetória acadêmica e profissional desses/as autores/as e constatamos que o interesse pelo tema e pelo objeto de análise advém de suas experiências nas salas de aulas escolares. Além disso, esta pesquisa aponta, principalmente, para a influência da Lei 10.639/03 na produção da historiografia brasileira sobre os livros didáticos de História em relação às questões étnico-raciais. Portanto, a finalidade deste estudo é contribuir para o campo da História sobre o que e como se tem produzido teses e dissertações sobre esse assunto.
The history and historiography of the Textbook is a field of study that has been expanding more and more, wether indicated by Choppin (2009). To find out what researchers are producing about the history of the History textbook in Brazil, I investigate the theses and dissertations defended in the postgraduate programs in History from the 1980s to 2019, especially analyzing the set of research that focused on the presence of black men and women in these teaching materials. Therefore, this research is divided into two moments: the first uses the quantitative method to inventory academic works, while the second uses the qualitative method to analyze the sources. In this way, we carried out a synthesis research of these academics productions over time to observe in which institutions they have been developed, in what historical contexts, and with what thematic approaches and how they have been mobilized. We also investigated the academic and professional trajectory of these authors and found that the interest in the theme and in the object of analysis comes from their experiences in school classrooms. Furthermore, this research mainly points to the influence of the Law 10.639/03 in the production of Brazilian historiography about the History textbooks in relation to ethnic-racial issues. Therefore, the purpose of this study is to contribute to the field of History about what and how theses and dissertations on this subject have been produced.
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SANTOS, Giovanna Tainah Pugas dos. A produção historiográfica sobre livros didáticos de História no campo da história: a representação de negros e negras (1980-2019). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
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