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dc.contributor.advisorFidalgo, Sueli Salles
dc.contributor.authorGonçalves, Edivaldo Félix
dc.coverage.spatialGuarulhos SPpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T17:21:42Z
dc.date.available2022-08-10T17:21:42Z
dc.date.issued2022-04-28
dc.identifier.citationO trabalho de uma equipe multiprofissional e os(as) alunos(as) com deficiência intelectual ou dificuldades acentuadas de aprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/65170
dc.description.abstractNo município pesquisado, com a extinção das classes especiais (2006) e as mudanças nas escolas especiais (2007 a 2010), os(as) alunos(as) com deficiência foram transferidos(as) para as classes comuns das escolas públicas da rede municipal. O problema da pesquisa está em compreender a importância do apoio/assessoria da equipe multiprofissional aos(às) professores(as) no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos(as) alunos(as) com deficiência intelectual e dos(as) alunos(as) com dificuldades acentuadas de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é, portanto, verificar se o apoio/assessoria da equipe multiprofissional foi, de alguma forma, significativo na elaboração dos instrumentais pedagógicos (Fichas de Caracterização do Aluno e Termo de Hipótese de Deficiência), utilizados pelos(as) professores(as) do Atendimento Educacional Especializado e pelos(as) professores(as) Regente da Classe Comum. E, assim, demonstrar se esses instrumentos pedagógicos foram importantes na mediação da aprendizagem com os(as) alunos(as) com deficiência intelectual e dos(as) alunos(as) com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Esse estudo apoiou se na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky – principalmente nos estudos em Defectologia e de autores que discutem a inclusão/exclusão escolar – e analisou a prática de uma equipe multiprofissional, atuando na perspectiva interdisciplinar, entre a influência da hereditariedade (produto da evolução biológica) e do meio social (produto do desenvolvimento histórico) na aprendizagem dos(as) alunos(as) com deficiência intelectual e dos(as) alunos(as) com dificuldades acentuadas de aprendizagem. A pesquisa iniciou-se com a aplicação de questionário semiestruturado para um grupo de dezessete profissionais, tanto da equipe multiprofissional quanto de professores da rede municipal e um gestor escolar. As análises foram produzidas pelo cotejamento do que responderam esses profissionais da Secretaria de Educação, em relação aos fatores sócio-histórico-culturais que influenciaram na mediação da aprendizagem. Os resultados mostraram que o apoio/assessoria da equipe multiprofissional junto aos(às) professores(as) – a partir das informações relatadas pelos profissionais tanto da equipe multiprofissional quanto dos(as) professores(as) – foram importantes para verificar o desenvolvimento do programa de educação inclusiva no município pesquisado. Foi possível perceber que os(as) professores(as) utilizaram de muitas informações sobre os(as) alunos(as) com deficiência intelectual e aluno(as) com dificuldades acentuadas de aprendizagem trocadas nos momentos de debate e reuniões de relatos de experiência. A pesquisa também indicou a necessidade de se aprofundar as discussões sobre a necessidade de uma aproximação entre os(as) profissionais da educação e da saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.format.extent233 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectDificuldades Acentuadas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectApoio Multiprofissionalpt_BR
dc.titleEducação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a importância dos aspectos histórico-culturais e o trabalho de uma equipe multiprofissionalpt_BR
dc.title.alternativeSpecial Education in the Perspective of Inclusive Education: the importance of historical and cultural aspects and the work of a multiprofessional teampt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.graduateProgramEducação e Saúde na Infância e na Adolescênciapt_BR
unifesp.knowledgeAreaEnsinopt_BR
unifesp.researchAreaInclusão Social e Vulnerabilidadespt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7573009870456139pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7030396449564631pt_BR


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