O futebol como instrumento de propaganda política e a projeção e percepção da imagem do Brasil no exterior no decorrer das copas

Imagem de Miniatura
Data
2022-07
Autores
Piau, Pedro Laruccia [UNIFESP]
Orientadores
Souza, Ismara Izepe de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo deste artigo é entender a ligação que o futebol pode ter com a política, juntamente com a ideia de como a imagem de um país pode ser vinculada e mudada por um esporte diante de outros Estados. Focaremos especialmente no estudo das copas do mundo em que o Brasil foi campeão, dando maior enfoque para a campanha da copa do mundo de 1970 e sua conquista pela seleção brasileira de futebol, que teve por meio do governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) uma concepção de imagem do Brasil no exterior totalmente ligada a essa conquista. Portanto, o que procuramos aqui elucidar é como o futebol, que é o principal esporteem terras brasileiras, impacta na imagem do Brasil no exterior e na sua politica.
The purpose of this article is to understand the connection that football can have with politics, along with the idea of how the image of a country can be linked and changed by a sport in front of other States. We will focus to the 1970 world cup campaign and its conquest by the Brazilian football team, which had trough the government of Emílio Garrastazu Médici (1969- 1974) a conception of the image of Brazil abroad totally linked to this achievement. Therefore, what we seek to elucidate here is how football, which is the main sport in Brazilian lands, impacts on the image of Brazil abroad and on its policy.
Descrição
Citação