dc.contributor.author | Maiotti, Álvaro | |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T18:18:08Z | |
dc.date.available | 2022-08-02T18:18:08Z | |
dc.date.issued | 2021-08 | |
dc.identifier | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1513/1074 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8183 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/65028 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é apresentar um relato crítico de experiência docente, realizada em uma escola estadual paulista, adepta às diretrizes do Programa Ensino Integral Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os dados foram obtidos por meio da observação dos elementos que compõem a dinâmica da rotina escolar e da análise dos documentos oficiais e resoluções que regem o programa, além das leis e decretos estaduais e federais pertinentes ao tema. O referencial teórico que sustentou as análises abarca textos de autores que versam sobre educação, saúde e a interface entre essas duas áreas do conhecimento. Em síntese, constatou-se que a exploração do trabalho docente, institucionalizada através do referido programa, produz impactos negativos na saúde mental e física dos professores que atuam no programa, afetando consequentemente a formação dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.format.extent | 282-297 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Marcelo Silva de Souza Ribeiro | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Articulação Saúde-Educação | pt_BR |
dc.subject | Condições do Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Programas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Programa Ensino Integral: um relato crítico de experiência à luz do diálogo interdisciplinar entre Educação e Saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | Integral Education Program: a critical report of experience in the light of the interdisciplinary dialogue between Education and Health | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
unifesp.campus | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) | pt_BR |
unifesp.graduateProgram | Educação e Saúde na Infância e na Adolescência | pt_BR |
unifesp.knowledgeArea | Ensino | pt_BR |
unifesp.researchArea | Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1296881148084266 | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 25 | pt_BR |
unifesp.departamento | Educação | pt_BR |
unifesp.graduacao | Não se aplica | pt_BR |