• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Proposta de aplicação das ferramentas lean no ambulatório de retina do departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo

Thumbnail
View/Open
artigo principal (3.742Mb)
Date
2022
Author
Botelho, Janaina Mendonça [UNIFESP]
Advisor
Hirai, Flavio Eduardo [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Proposal for the application of lean tools in the retina outpatient clinic of the department of ophthalmology and visual sciences at the Federal University of São Paulo
Abstract
Objetivo: Avaliar a aceitação por parte dos colaboradores da implementação da ferramenta LEAN em um processo administrativo do ambulatório de retina. Métodos: Foi realizado um estudo transversal no setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre fevereiro de 2019 e julho de 2019. O processo de agendamento cirúrgico foi selecionado e foi elaborado um livreto explicando as ferramentas LEAN para possíveis mudanças neste departamento. Colaboradores do setor reponderam um questionário em relação a possível implantação deste projeto no setor. Resultados: durante o processo de estudo foram analisados um total de 3.128 pacientes em uma agenda contínua em um determinado tempo, sendo que 700 faltaram, totalizando um número de 2.428 pacientes atendidos no setor de maração cirúrgica. Destes, 448 (15,8%) retornaram posteriormente para realizar algum tipo de agendamento cirúrgico. Baseado nos questionários para os colaboradores, observamos que 30% apresentaram uma certa insegurança com relação a pesquisa, 80% se revelam insatisfeitos com tarefas realizadas, 60% acham o processo atual ineficiente e 60% relatam dificuldade em aceitar um novo processo. Conclusão: Este estudo concluiu que houve pouca aceitação dos colaboradores na implementação da ferramenta LEAN em um processo administrativo do Setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP.
Keywords
Gestão de qualidade total
Serviços de saúde ocular
Oftalmologia
Assistência ambulatorial
Retina
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/65004
Collections
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular [114]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV