Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários

Abrir fichero
Fecha
2022-07-27Autor
Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP]
Tutor
Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários?
Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade.
Palabras clave
AirbagCarros
Tributação
Veículos
Colecciones
- Ciências Econômicas [187]