Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"

Imagem de Miniatura
Data
2022-05-20
Autores
Müller, Carolina de Azevedo
Orientadores
Villaça, Mariana Martins
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior.
Descrição
Citação
Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana”
Coleções