Poéticas do queer: uma investigação da escrita de João Gilberto Noll e Glauco Mattoso

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Data
2020-02-19
Autores
Silva, Joao Pedro Cerdeira Lelis [UNIFESP]
Orientadores
Vidal, Paloma [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This dissertation proposes to discuss the concept of “queer poetics”, through the reading of the novels Acenos e afagos (2008) and Manual do Podolatra Amador (2006), by the novelist and short story writer João Gilberto Noll and the novelist and poet Glauco Mattoso, respectively - two authors whose literary works are marked by a centrality of homoeroticism, as well as a displacement of the normative discourses that would regulate and mediate in a normative way the body and sex –, in order to establish comparisons regarding common structures and elements that could outline a queer poetics. Based on the definition of Tamsin Spargo (2018) and Anselmo Peres Alós (2010), that what fundamentally characterizes queer is its opposition to the notions of normality in the field of sex and gender based on their historical and discursive constructions, we intend to take into account the gay and queer aspects in their texts not as a prescriptive representation, but, as proposed by Denilson Lopes (2002), as a series of elements inside the structure of the literary text, since, as suggested by the American philosopher Judith Butler in the introduction of her Gender Trouble (2003), representation would act as a normative force in language, creating and regulating what it should merely represent. Therefore, we find in comparative literature the tools that make it possible to think about a poetics in a descriptive way, avoiding a prescriptive character that would, by definition, be contrary to queer. Finally, this research aims to reflect and contribute to the academic debate regarding the intersections between queer studies, gay and lesbian studies and literary studies, with a theoretical discussion that, anchored in the comparative study of these Brazilian authors, intends to reflect theoretically on the characteristics and limits of what could be called "queer writing", concatenating elements and discussions about language, authorship, alterity, subjectivity and performance.
A presente dissertação propõe-se a discutir o conceito de “poética queer”, através da leitura dos romances Acenos e afagos (2008) e Manual do Podolatra Amador (2006), do romancista e contista João Gilberto Noll e do romancista e poeta Glauco Mattoso, respectivamente. Ambos autores trazem como marca de suas obras uma centralidade do homoerotismo, bem como um deslocamento dos discursos normativos que regulariam e mediariam de modo normativo o corpo e o sexo –, com a finalidade de estabelecer comparações a respeito de estruturas e elementos comuns que sirvam para esboçar uma poética queer. A partir de definição de Tamsin Spargo (2018) e Anselmo Pereira Alós (2010), de que o que caracteriza fundamentalmente o queer é sua oposição às noções de normalidade no campo do sexo e do gênero a partir de suas construções históricas e discursivas, pretendemos considerar os aspectos gays e queer em seus textos não como uma representação prescritiva, mas, tal como propõe Denilson Lopes (2002), como uma série de elementos interiores à estrutura do texto literário, uma vez que, como sugere a filósofa norte-americana Judith Butler na introdução de seu Problemas de gênero (2003), a representação atuaria como uma força normativa da linguagem, criando e regulando aquilo que deveria meramente representar. Assim sendo, encontramos na literatura comparada as ferramentas que possibilitam pensar a respeito de uma poética de um modo descritivo, evitando um caráter prescritivo que seria, por definição, contrário ao queer. Por fim, esta pesquisa visa refletir e contribuir para o debate acadêmico a respeito das intersecções entre os estudos queer, os estudos gays e lésbicos, e os estudos literários, com uma discussão teórica que, ancorada no estudo comparativo destes autores brasileiros, pretende refletir teoricamente sobre as características e os limites do que se poderia chamar uma “escrita queer”, concatenando elementos e discussões a respeito de linguagem, autoria, alteridade, subjetividade e performance.
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