A formação continuada para docentes no discurso dos organismos internacionais
Data
2020-12-15
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This research deals with continuing education for teachers and had the general objective of identifying and discussing the recommendations and prescriptions present in documents from international organizations for teacher education, with emphasis on continuing education in the "in service" modality. As an unfolding of the general objective, the identification and discussion about the context of production of the speeches of international organizations regarding continuing education were established as specific objectives, as well as the verification of the existence of a pattern that guides the conceptions about such a formation process by international organizations. The hypothesis that guided the investigation was that there is a model of continuing education for teachers, defended by international organizations, that prescribe content and form for such actions and that, not always, meets the demands of teacher training with a view to improving the pedagogical practice. In order to carry out the investigation, we carried out the analysis of documents from the World Bank (BM), the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) and the United Nations Organization for Education, Science and Culture (UNESCO), identifying and discussing recommendations and / or prescriptions for teacher training, especially for teachers in office. As a theoretical reference, the Political Cycle approach was used (BOWE, BALL and GOLD, 1992) and, thus, the concept of context of influence in the scope of documentary analysis. We also count on the contributions Bardin (1977) with his concept of organization of analysis, of Azanha (1992), with the concept of pedagogical abstractionism and of Scheffler (1974), with the concept of slogans. The results of our study corroborate the hypothesis raised that there is a training model, prescribed by the international organizations analyzed. It was also possible for us to identify a strong tendency to put continuing training in opposition to initial training, making the former a correction tool. what organisms perceive to be mistakes in initial training; in this sense, we found through documentary analysis the existence of a discursive pattern, present in the documents of the international organizations analyzed, which deal with continuing education, carried out throughout the professional teaching practice, as an efficient way to align school content with the requirements of a global economy, valuing the “codes of modernity”, with a view to a more dynamic, flexible, productive, competitive and efficient market.
Esta pesquisa trata da formação continuada destinada a docentes e teve como objetivo geral identificar e discutir as recomendações e prescrições presentes em documentos de organismos internacionais para a formação de professores, com destaque para a formação continuada na modalidade “em serviço”. Como desdobramento do objetivo geral, foram estabelecidos como objetivos específicos a identificação e discussão acerca do contexto de produção dos discursos dos organismos internacionais a respeito da formação continuada, bem como a verificação da existência de um padrão que orienta as concepções sobre tal processo de formação por parte dos organismos internacionais. A hipótese que orientou a investigação foi a de que existe um modelo de formação continuada para docentes, defendido por organismos internacionais, que prescrevem conteúdo e forma para tais ações e que, nem sempre, atende às demandas de formação dos professores com vistas à melhoria da prática pedagógica. Para a realização da investigação realizamos a análise de documentos do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificando e discutindo as recomendações e/ou prescrições para a formação de professores, especialmente a destinada aos professores em exercício. Como referencial teórico foi utilizada a abordagem do Ciclo Político (BOWE, BALL e GOLD, 1992) e, assim, o conceito de contexto de influência no âmbito da análise documental. Também contamos com as contribuições de Bardin (1977), com o seu conceito de organização da análise, de Azanha (1992), com o conceito de abstracionismo pedagógico, e de Scheffler (1974), com o conceito de slogans. Os resultados de nosso estudo corroboram com a hipótese levantada de que há um modelo de formação, prescrito pelos organismos internacionais analisados. Também nos foi possível identificar uma forte tendência em colocar a formação continuada em oposição à formação inicial, fazendo da primeira um instrumento de correção do que os organismos entendem ser equívocos da formação inicial; nesse sentido, constatamos por meio da análise documental a existência de um padrão discursivo, presente nos documentos dos organismos internacionais analisados, que tratam a formação continuada, realizada ao longo do exercício profissional docente, como uma maneira eficiente de alinhar os conteúdos escolares às exigências de uma economia global, valorizando os “códigos da modernidade”, com vistas a um mercado mais dinâmico, flexível, produtivo, competitivo e eficiente.
Esta pesquisa trata da formação continuada destinada a docentes e teve como objetivo geral identificar e discutir as recomendações e prescrições presentes em documentos de organismos internacionais para a formação de professores, com destaque para a formação continuada na modalidade “em serviço”. Como desdobramento do objetivo geral, foram estabelecidos como objetivos específicos a identificação e discussão acerca do contexto de produção dos discursos dos organismos internacionais a respeito da formação continuada, bem como a verificação da existência de um padrão que orienta as concepções sobre tal processo de formação por parte dos organismos internacionais. A hipótese que orientou a investigação foi a de que existe um modelo de formação continuada para docentes, defendido por organismos internacionais, que prescrevem conteúdo e forma para tais ações e que, nem sempre, atende às demandas de formação dos professores com vistas à melhoria da prática pedagógica. Para a realização da investigação realizamos a análise de documentos do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificando e discutindo as recomendações e/ou prescrições para a formação de professores, especialmente a destinada aos professores em exercício. Como referencial teórico foi utilizada a abordagem do Ciclo Político (BOWE, BALL e GOLD, 1992) e, assim, o conceito de contexto de influência no âmbito da análise documental. Também contamos com as contribuições de Bardin (1977), com o seu conceito de organização da análise, de Azanha (1992), com o conceito de abstracionismo pedagógico, e de Scheffler (1974), com o conceito de slogans. Os resultados de nosso estudo corroboram com a hipótese levantada de que há um modelo de formação, prescrito pelos organismos internacionais analisados. Também nos foi possível identificar uma forte tendência em colocar a formação continuada em oposição à formação inicial, fazendo da primeira um instrumento de correção do que os organismos entendem ser equívocos da formação inicial; nesse sentido, constatamos por meio da análise documental a existência de um padrão discursivo, presente nos documentos dos organismos internacionais analisados, que tratam a formação continuada, realizada ao longo do exercício profissional docente, como uma maneira eficiente de alinhar os conteúdos escolares às exigências de uma economia global, valorizando os “códigos da modernidade”, com vistas a um mercado mais dinâmico, flexível, produtivo, competitivo e eficiente.