A influência do Programa Jovem Aprendiz na qualidade de vida de seus participantes: um estudo no Hospital São Paulo

Abrir fichero
Fecha
2020-03-26Autor
Silva, Maria Jose Da [UNIFESP]
Tutor
Batista, Nildo Alves [UNIFESP]Tipo
Dissertação de mestrado profissionalMetadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
This study intends to investigate the Young Apprentice Program in the working environment of the Hospital São Paulo departing from the view of its participants, as well as its influence in the improvement of life of these young people. The method used is an exploratory cross-sectional research, with a qualitative and quantitative approach, which proposes to evaluate the influence of the professional education offered by the Young Apprentice Program on the young members, regarding also questions of life quality. The instruments used for the data collection were: socioeconomic questionnaire and demographic partner that were expressed in tables; WHOQOL-BREF quality of life questionnaire, ordered and accommodated in a spreadsheet in Excel® software version 2010; semi-structured interview script, recorded in audio and transcribed in full. The methodological resources were analyzed according to the themes in the light of the theoretical reference, based on the specific objectives of the research and the nucleiconducting the analysis. In general, for young people, participation in the Young Apprentice Program meant an opportunity for personal evolution as a life experience and possibility of overcoming, as well as the possibility of independence, correction of directions and perspectives of professional growth and approach to the labor market. Este estudo investiga o Programa Jovem Aprendiz no ambiente de trabalho do Hospital São Paulo a partir da visão de seus participantes, considerando a possível influência desse programa na melhoria de vida dos jovens aprendizes. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, que se propõe a avaliar a influência da educação profissional oferecida pelo Programa Jovem Aprendiz sobre os jovens integrantes no tocante à qualidade de vida. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionários socioeconômico e sociodemográfico expressos em tabelas; o questionário WHOQOL-BREF utilizado para medir a qualidade de vida, ordenado e acomodado em uma planilha eletrônica no software Excel® versão 2010; entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Os recursos metodológicos foram analisados de acordo com as temáticas correspondentes à luz do referencial teórico, com base nos objetivos específicos da pesquisa e dos núcleos direcionadores da análise. De forma geral, para os jovens, a participação no Programa Jovem Aprendiz significou uma oportunidade de evolução pessoal como experiência de vida e possibilidade de superação, como também, possibilidade de independência, correção de rumos e perspectivas de crescimento profissional e aproximação ao mercado de trabalho.
Palabras clave
EducationYoung Apprentice
Quality Of Life
Professional Learning
Educação
Jovem Aprendiz
Qualidade De Vida
Aprendizagem Profissional