O adolescente da região periférica de São Paulo e os fatores que o levam a escolher a química como profissão.

View/ Open
Date
2022-10-05Author
Lima, Maiko Leandro de Sousa [UNIFESP]
Advisor
Silva, José Alves [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho pretende contribuir para a identificação de elementos que estimulam a escolha da carreira em química por parte de adolescentes de uma região periférica da cidade de São Paulo. Para tanto, investigamos as ações da instituição de ensino Etec Jardim Ângela e do distrito do Jardim Ângela (São Paulo- SP), com o intuito de buscar indícios acerca de quais são os fatores que levaram alguns adolescentes desta instituição a escolherem a área da química para a construção do seu projeto de vida profissional. Para tanto, fizemos uma pesquisa qualitativa em educação com elementos fenomenológicos, com foco no cotidiano escolar como marco teórico. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a escolha da carreira em química, buscando as interfaces possíveis entre periferia, adolescência e ensino de ciências na literatura da área. Posteriormente, foi realizada uma caracterização da escola e da região em que a Etec está inserida, bem como dos estudantes da escola que escolheram a química como profissão, com os quais fizemos entrevistas semiestruturadas (esse conjunto de dados foi analisado à luz da análise de conteúdo). Dentre os principais resultados, destacamos a influência de movimentos sociais e coletivos periféricos, as ações da escola que valorizam o conhecimento científico sem menosprezar a construção de elementos humanísticos e culturais, além da presença de elementos já consagrados na literatura como a afetividade e a influência do mercado de trabalho, possibilitando aos adolescentes pesquisados uma forte identificação como sujeitos periféricos. Espera-se que esses resultados auxiliem a área de ensino de química a dialogar melhor com os alunos adolescentes, colaborando com o seu projeto de vida. This work intends to contribute to the identification of elements that stimulate the choice of a career in chemistry by adolescents from a peripheral region of the city of São Paulo. Therefore, we investigated the actions of the educational institution Etec Jardim Ângela and the district of Jardim Ângela (São Paulo-SP), to seek evidence about what are the factors that led some adolescents from this institution to choose the area of chemistry. for the construction of your professional life project. Therefore, we carried out qualitative research in education with phenomenological elements, focusing on the school routine as a theoretical framework. For data collection, bibliographic research was carried out on the choice of a career in chemistry, seeking possible interfaces between the periphery, adolescence, and science teaching in the literature of the area. Subsequently, a characterization of the school and the region in which Etec is located was carried out, as well as the school students who chose chemistry as a profession, with whom we conducted semi-structured interviews (this data set was analyzed in the light of content analysis). Among the main results, we highlight the influence of social movements and peripheral collectives, the school's actions that value scientific knowledge without underestimating the construction of humanistic and cultural elements, in addition to the presence of elements already consecrated in the literature such as affectivity and the influence of the labor market, allowing the surveyed adolescents a strong identification as peripheral subjects. It is hoped that these results will help the chemistry teaching area to dialogue better with adolescent students, collaborating with their life project.
Citation
LIMA, Maiko Leandro de Sousa. O adolescente da região periférica de São Paulo e os fatores que o levam a escolher a química como profissão. 2022. 253 f. Dissertação (mestrado) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.Keywords
PeriferiaAdolescência
Projeto de vida
Ensino de química
Escolha da carreira
Periphery
Adolescence
Life project
Chemistry teaching