Avaliação da memória de discriminação e atenção seletiva em ratos Wistar machos jovens adultos expostos a doses ambientalmente relevantes de tributilestanho (TBT)

Imagem de Miniatura
Data
2022-05-30
Autores
Morais, Talita Trindade de [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Regina Cláudia Barbosa da [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Os organoestânicos (OES) compreendem um grupo de compostos de estanho, utilizados como biocidas em tintas anti-incrustantes de embarcações, em fábricas de papel, pesticidas agrícolas, na fabricação do policloreto de vinila (PVC) e na preservação da madeira com a finalidade de inibir a bioincrustação. Dentre os compostos organoestânicos o tributilestanho (TBT), foi economicamente viável proporcionando solução efetiva nestes casos, mas, em contrapartida esse biocida apresenta um elevado custo ambiental devido a sua alta persistência e toxicidade sobre organismos. O TBT atravessa a barreira hematoencefálica de animais, produzindo efeitos neurotóxicos. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da exposição subcrônica ao TBT (20 e 600 ng/g; v.o., N = 12) ou a solução veículo (v.o., N = 12), em ratos Wistar machos jovens adultos, durante 30 dias consecutivos, do dia pós-natal (DPN) 28 ao 58 na modulação das respostas comportamentais no Teste de Reconhecimento de Objetos Novos (NOR) realizado nos DPNs 59 e 60 e de Inibição por Pré-Pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico realizado no DPN 61. O teste NOR avalia a retenção da memória de discriminação em roedores e o IPP do reflexo de sobressalto acústico mede um aspecto da cognição relacionado à atenção seletiva. A atividade locomotora no teste NOR e o ganho de peso corporal também foram avaliados. Os resultados mostraram que houve déficit na memória de longo prazo nas duas concentrações utilizadas, aumento da atividade motora e aumento de peso na menor concentração. Entretanto, a exposição subcrônica ao TBT não afetou as respostas de IPP e de amplitude de sobressalto. Estes dados sugerem que o TBT nestas concentrações pode prejudicar a memória de discriminação de ratos Wistar machos jovens adultos, além de induzir hiperatividade locomotora e provocar aumento de peso. Diferentes mecanismos biológicos combinam-se com o período da adolescência podendo tornar o organismo mais vulnerável aos efeitos do TBT.
Descrição
Citação
MORAIS, Talita Trindade de. Avaliação da memória de discriminação e atenção seletiva em ratos Wistar machos jovens adultos expostos a doses ambientalmente relevantes de tributilestanho (TBT). 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado em Bioprodutos e Bioprocessos) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.