Efeitos da donepezila no sono e cognição em pacientes com sonolência excessiva residual e apneia obstrutiva do sono: um estudo controlado por placebo e randomizado
Data
2021-12-06
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivos: A Sonolência Excessiva Residual (SER) é uma condição debilitante que afeta uma proporção significativa de pessoas com Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) mesmo após o uso adequado da terapia de Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas (CPAP), cerca de 5% dos pacientes com AOS podem apresentar sonolência residual. Os mecanismos pelos quais isso ocorre ainda são desconhecidos, no entanto alguns estudos apontam que diminuição da atividade colinérgica pode desempenhar um papel potencial entre os mecanismos na fisiopatologia da SER. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da Donepezila, anticolinesterase, na sonolência residual em pacientes com AOS. Método: Este estudo piloto, duplo-cego, randomizado, cruzado, controlado por placebo, incluiu adultos com SER, com idades entre 35-65 anos, atribuídos a um dos braços de intervenção (Donepezila 5mg por 15 dias, seguida por Donepezila 10mg por mais 15 dias ou placebo pela manhã). Após um intervalo de 20 dias, o mesmo procedimento foi repetido de forma cruzada. A sonolência diurna foi medida pela escala de sonolência de Epworth e pelo Teste de Manutenção de Vigília (TMV), sendo esses os desfechos primários deste estudo. Parâmetros de Polissonografia (PSG), funções cognitivas e sintomas de depressão, avaliados pelo inventário de depressão de Beck, foram considerados desfechos secundários. Entre os Modelos Lineares Gerais (GLM), o teste estatístico para medidas repetidas foi utilizado para realizar a comparação com as respostas de intervenção, e o Ômega Square foi utilizado para medir o tamanho de efeito. Os Eventos Adversos (EAs) foram avaliados por questionário. Resultado: 202 pacientes após diagnosticados com AOS moderada/acentuada iniciaram tratamento com CPAP e foram avaliados sistematicamente por 6 meses para avaliação do diagnóstico de SER. Dessa forma, após todas as etapas realizadas 8 pacientes foram incluídos no estudo, pois apresentavam todos os critérios para sonolência excessiva residual. A sonolência diurna avaliada pela escala de sonolência de Epworth foi reduzida no braço Donepezila em relação ao placebo (8,9±4,4 vs 15,7±4,1, p<0,05. O tamanho do efeito da Donepezila para reduzir a sonolência foi considerado alto (w2 0,43). Outras variáveis não apresentaram diferenças estatísticas entre os braços de estudo. Os EAs raros relatados foram insônia e ansiedade. Conclusão: Donepezila melhorou a sonolência subjetiva em indivíduos com SER. Não foram observados efeitos significantes na cognição. SER pode ser uma condição frequente entre pacientes com AOS tratados e a transmissão colinérgica pode ter um papel na sua fisiopatologia, sendo considerada um potencial terapêutico para essa condição.
Descrição
Citação
SOUSA, Ksdy Maiara Moura. Efeitos da donepezila no sono e cognição em pacientes com sonolência excessiva residual de apneia obstrutiva do sono: um estudo controlado por placebo e randomizado. São Paulo, 2021. 90 f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.