Do chão à tela: dimensões da (des)proteção social de jovens de ensino médio em tempos de pandemia de COVID-19

Imagem de Miniatura
Data
2022-03-30
Autores
Reis, Bruna Carolina Silva dos [UNIFESP]
Orientadores
Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Em março de 2020, o Brasil anunciava sua primeira morte por Covid-19. Como forma de prevenção à transmissão do vírus, uma das primeiras medidas tomadas foi de suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades e, com isso, a pandemia impôs uma nova forma de vivenciar a escola que apontava questionamentos: quais os impactos produzidos pela ausência da escola presencial para as juventudes de ensino médio da rede pública? Com que(m) os/as jovens puderam contar diante da pandemia de Covid-19? Ao migramos do chão da escola para a tela dos dispositivos, o processo de (des)proteção social dos/as jovens é implicado? Essa dissertação se dedicou, portanto, a compreender as dimensões da (des)proteção social de jovens de ensino médio, na faixa dos 15 aos 18 anos, no período da pandemia de Covid-19, em que o chão da escola deslocou-se para o ambiente virtual, nas telas dos dispositivos eletrônicos. A pesquisa assume uma perspectiva plural da categoria juventudes, entendendo e dialogando a partir das inúmeras diferenças existentes no interior dos grupos juvenis. Além disso, apreende, pois, a (des)proteção social enquanto uma relação dialética, que tem na escola dimensão central para as juventudes. A partir de entrevistas em profundidade com seis jovens de duas escolas da rede pública de Santos, vinculados ao Programa de Iniciação Científica de Ensino Médio e a uma Extensão Universitária, se destacou as diversas experiências vivenciadas pelas juventudes, que demonstram processos simultâneos e contraditórios de proteção e desproteção social evidenciados nos desiguais acessos à educação, mesmo no interior da escola pública. Para além da escola, os/as jovens também apontaram outras dimensões da (des)proteção social em suas trajetórias: família, trabalho, assistência social, território, coletivos juvenis e religião. Entretanto, essas diferentes dimensões ainda estão distantes de uma proposta política de acesso universalizado para as juventudes. Por fim, ressalta-se a importância de estratégias intersetoriais, em que as diferentes políticas sociais se dediquem, de fato, a responder as necessidades da vida das juventudes, se integrem, dialoguem e componham ações conjuntas. Além disso, espera-se que a pesquisa forneça materiais que subsidiem políticas sociais de proteção em favor das juventudes, com projeções na universalização, integração e horizontalidade, em diálogo constante e intermitente com os/as jovens, em sua pluralidade.
Descrição
Citação
REIS, Bruna Carolina Silva dos. Do chão à tela: dimensões da (des)proteção social de jovens de ensino médio em tempos de pandemia de COVID-19 Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.