Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em Educação

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Finco, Daniela
Souza, Ellen de Lima
Orientadores
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A linha de pesquisa Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo afirma, por intermédio de suas pesquisas, publicações, formação de pesquisadores e compromisso com a educação pública, laica, gratuita e de qualidade, sua luta contra os efeitos bastardos da política reinante dos dias atuais. Não é sem sentido que as temáticas desigualdade, diferença e inclusão se delineiam como alinhavo epistêmico e empírico quando consideramos a grande área da Educação. Educar, nessas circunstâncias, é uma atitude experimental capaz de ir além do que o mundo nos apresenta e a que nos destina. Entendido mundo como as condições materiais e sociais para se viver, educar, assim, é ir além do mundo; é produzir outros mundos; é resistir aos consensos que pavimentam as convicções que funcionam como tapa-olhos a anunciar que outros mundos, outras formas de viver, de se relacionar e de se conceber a vida não são possíveis. Para estes, a Educação emerge sempre como um estranhamento impossível. Mas é disto mesmo que se trata: estranhar é o primeiro sinal de que algo novo se processa; que algo passará pela educ(ação).
Descrição
Citação
FINCO, D.; SOUZA, E. L. Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em Educação. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022.
Coleções