O cientista e o "inimigo do povo”

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-05-06
Autores
Smaili, Soraya [UNIFESP]
Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]
Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo de jornais, entrevistas e outras notícias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O artigo destaca como a peça de Henrik Ibsen, escrita há 140 anos e encenada recentemente em São Paulo, ainda pode ser considerada atual, vide o momento pelo qual passa o país. “Um inimigo do povo” traz o drama do médico Thomas Stockmann, que é ameaçado pelos interesses econômicos e a corrupção do poder público ao descobrir e denunciar que as águas de sua cidade – cuja principal atividade é um balneário e termas – estão contaminadas. Trata-se de um enredo que, assustadoramente, nos remete fortemente aos dias de hoje, com o embate existente entre a ciência, a política e o mundo dos negócios.
Descrição
Havendo interesse em obter cópia do artigo, entre em contato com a autora: https://souciencia.unifesp.br/contact/pesquisadores-coordenadores/profa-dra-maria-angelica-pedra-minhoto
Citação
SMAILI, Soraya; MINHOTO, Maria Angélica; ARANTES, Pedro Fiori. O cientista e o "inimigo do povo". In: FOLHA DE SÃO PAULO. Blog SOU Ciência: Conectando Universidade, Sociedade e Ciência. 06 de maio de 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/sou-ciencia/2022/05/o-cientista-e-o-inimigo-do-povo.shtml. Acesso em: 24 de maio de 2022.
Coleções