Processos de cuidado e vínculo parental de acompanhantes na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-23
Autores
Albertin, Paola Carmelo [UNIFESP]
Orientadores
Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a apresentação de um artigo científico e de um Produto Técnico em Educação (PTE) produzidos como requisitos para obtenção do título de Mestre profissional no Programa Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. A proposta do artigo surgiu em função da vivência profissional da pesquisadora como psicóloga atuando em uma maternidade e teve como objetivo contribuir com a explicitação da relevância do tema, a importância do cuidado e das relações nos primeiros dias de vida do recém-nascido (RN) no contexto da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), destacando-se o acesso e conhecimento dos direitos do acompanhante a fim de colaborar com os processos de vínculo e cuidado parental com o recém-nascido nesse contexto. A construção do Produto Técnico em Educação com foco em educação em saúde na comunidade, traz, por meio de uma abordagem lúdica, materiais informativos sobre o tema correlacionando possíveis questionamentos de pessoas que atuam como acompanhantes e, além disso, informar como os mesmos podem entender e assumir este papel, a partir da necessidade da internação de um recém-nascido na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.
This work aims to present a scientific article and a Technical Product in Education (PTE) produced as requirements for obtaining the title of professional Master in the Teaching Program in Health Sciences at UNIFESP. The proposal of the article arose as a result of the researcher's professional experience as a psychologist working in a maternity hospital and aimed to contribute to the explanation of the relevance of the theme, the importance of care and relationships in the newborn’s first days of life at Neonatal Intensive Care Unit (NICU), highlighting the access and knowledge of the caregiver companion's rights in order to collaborate with the processes of bonding and parental care with the newborn. The construction of the Technical Education Product with a focus on health education in the community, uses a playful approach, informative materials, correlating possible questions from people who act as caregiver companion and, in addition, informing how they can understand and assume this role, based on the newborn’s needs at the Neonatal Intensive Care Unit.
Descrição
Citação
ALBERTIN, Paola Carmelo. Processos de cuidado e vínculo parental de acompanhantes na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Santos, 2022. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos; 2022.