A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)

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Data
2022-01-19
Autores
Ferreira, Jefferson dos Santos
Orientadores
Valente, Wagner Rodrigues
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Este estudo abordou historicamente os saberes envolvidos na formação de professores que ensinavam matemática. Situou-se numa perspectiva que tomou os saberes no âmbito da cultura escolar. Delimitou como marco temporal o período que estudos históricos da educação denominam Escola Nova, fixando atenção no que ganhou denominação de pedagogia científica. Utilizou como fontes de pesquisa os manuais pedagógicos: Como se ensina a aritmética? de Faria de Vasconcelos (1933); Pedagogia científica: psicologia e direção da aprendizagem, de Miguel Alfredo Aguayo (1936); Práticas escolares: de acordo com o programa de prática do ensino do curso normal e com a orientação do ensino primário, de Antônio D’Ávila (1942) e Metodologia da Matemática: orientação detalhada e sugestões prática acerca de todos os pontos do programa do curso primário, de Irene de Albuquerque (1951), considerados como referências de orientação para o trabalho docente. Orientou-se pela questão: que graduação do ensino foi dada a conhecer em manuais presentes na formação de professores em tempos de pedagogia científica? Graduação do ensino entendida neste trabalho com as diferentes formas e níveis em que o ensino se organiza nessas obras de acordo com as concepções de ensino e aprendizagem de seus autores. Como resultado da pesquisa é defendida a tese de que na cultura escolar em tempos de pedagogia científica produziu-se uma graduação própria do ensino de aritmética. Tal graduação se configura como elemento constituinte da matemática do ensino, conceito que articula as noções de matemática a ensinar e a matemática para ensinar, e que se refere à matemática elaborada tendo em conta a cultura escolar.
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Citação
FERREIRA, Jefferson dos Santos. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.