• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Ciências Sociais
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Ciências Sociais
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Patrocínio na música: tensões e acordos na relação entre empresas e artistas independentes

Thumbnail
View/Open
Dissertação (1.819Mb)
Date
2021-02-26
Author
Lima, Alice Coutinho Costa
Advisor
Dias, Márcia Regina Tosta
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Sponsorship in music: tensions and agreements in the relationship between companies and independent artists
Abstract
Este trabalho analisa as relações estabelecidas entre empresas patrocinadoras e artistas independentes através de ações de patrocínio para a música. São investigados os programas de fomento à produção musical: Natura Musical, Red Bull Music Studios e Skol Music, no período entre 2014 e 2017, programas que se dedicaram ao incentivo, à produção e à gravação de álbuns musicais. Para isso, trata-se de caracterizar as relações típicas reconhecíveis historicamente entre artistas e instituições sociais, a partir da noção de instituição de Raymond Williams (1992). Reflete-se também sobre a trajetória das políticas públicas de cultura no Brasil e a crescente e central participação das empresas no fomento às atividades artísticas. Através de pesquisa bibliográfica e jornalística, e de entrevistas com agentes protagonistas dessas ações (músicos, produtores e consultores), o trabalho se desenvolve com uma análise sociológica dos três programas, investigando o funcionamento, as contrapartidas, os artistas contemplados e as relações estabelecidas, buscando traçar as virtudes e problemas de tais ações. Com relação ao trabalho artístico envolvido, propõem-se uma reflexão sobre as condições profissionais dos músicos chamados independentes, aqueles que em geral recorrem e concorrem a esse tipo de patrocínio, para dimensionar a importância dessa forma de fomento e os acordos e as tensões presentes nas relações com as empresas.
Citation
Lima, Alice Coutinho Costa. Patrocínio na música: tensões e acordos na relação entre empresas e artistas independentes / Alice Coutinho Costa Lima. – 2021. – 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Keywords
Patrocínio
Música Independente
Produção Cultural
Sociologia da Cultura
Natura Musical
Skol Music
Red Bull Music
Sponsorship
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63728
Collections
  • PPG - Ciências Sociais [210]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV