Avaliação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e caracterização dos produtos adquiridos da agricultura familiar para a alimentação escolar
Date
2022Author
Aragi, Juliana Cesário [UNIFESP]
Advisor
Bandoni, Daniel Henrique [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Evaluation of the implementation of the National School Feeding Program at the Federal Institutes of Education, Science and Technology and characterization of products purchased from family farming for school feedingAbstract
Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são
instituições com oferta de cursos do ensino básico e que, portanto, segundo a Lei no
11.947 de 2009, devem garantir a oferta da alimentação escolar aos seus
estudantes através da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Este programa visa, além da oferta de alimentos aos alunos, o desenvolvimento
social e econômico local por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Assim, as
compras públicas, realizadas pelo PNAE e pelo PAA se tornam importantes
ferramentas de incentivo de produção da agricultura familiar e garantia de oferta de
alimentos saudáveis aos seus beneficiários. No entanto, existem algumas
especificidades de execução do programa dentro dos institutos federais, sendo estas
apresentadas ao longo do presente trabalho. Objetivo: Caracterizar a alimentação
escolar, principalmente no que diz respeito às aquisições de alimentos da agricultura
familiar para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos Institutos
Federais. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados
relativas à execução da alimentação escolar no ano de 2019. Foram selecionados
174 campi dos Institutos Federais, com oferta de cursos do ensino básico,
mantendo-se a proporcionalidade do número de unidades por região do país. Os
dados foram coletados a partir de questionário online com os gestores do Programa
de Alimentação Escolar nos campi. As análises estatísticas foram realizadas por
meio de análise descritiva e análise bivariada. Para a análise da associação entre as
variáveis utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson e considerou-se nível de
significância estatística de 5%. Resultados: Participaram do estudo 171 campi,
35,1% destes indicaram não ofertar nenhum tipo de alimento aos estudantes e 48%
realizou aquisições de alimentos da agricultura familiar. Os três principais alimentos
adquiridos da agricultura familiar foram frutas in natura, bolachas e biscoitos e
legumes in natura. Fatores como a presença de nutricionista, presença de cantina e
tipo de gestão do restaurante, mostraram estar relacionados com a aquisição de
alimentos da agricultura familiar e categorias de alimentos adquiridos. Nas
chamadas públicas observou-se maior prevalência de alimentos regionais nas
unidades com nutricionista e serviço de autogestão com mão de obra terceirizada.
Sendo a principal dificuldade relatada, pelos campi que não executaram o programa,
a falta de estrutura para a efetivação da alimentação escolar. Conclusões: Foi
realizada a identificação dos principais alimentos adquiridos nos institutos federais, a
verificação da adequação das chamadas públicas e como a presença de
nutricionista, tipo de gestão do serviço de alimentação e a presença de cantina
podem influenciar na aquisição dos produtos, além de pontuar as dificuldades por
parte destas instituições para a efetiva execução do Programa Nacional de
Alimentação Escolar. Introduction: The Federal Institutes of Education, Science and Technology are
institutions that offer basic education courses and, therefore, according to Law
no11.947 of 2009, must guarantee the provision of school meals to their students
through the execution of the National School Feeding Program. This program aims,
beyond the offer meals to the students, local social and economic development
through the strengthening of family farming. Public purchases, carried out by the
PNAE and the PAA become important tools to encourage this type of production and
guarantee of offering healthy food to its beneficiaries. However, there are some
specifics for the execution of the program within the Federal Institutes, which are
presented throughout this work. Objective: Characterize school feeding, especially
with regard to food purchases from family farming to carry out the National School
Feeding Program at the Federal Institutes. Methods: This is a cross-sectional study,
with data collection concerning on the implementation of school meals in 2019. 174
campuses of Federal Institutes were selected, offering basic education courses,
maintaining the proportionality of the number of units per region of the country. Data
were collected from an online questionnaire with the managers of the School Feeding
Program on the campuses. Statistical analyzes were performed using descriptive and
bivariate analysis. For the analysis of the association between the variables,
Pearson's chi-square test was used and a statistical significance level of 5% was
considered. Results: 171 campuses participated in the study, 35.1% of these
indicated that they did not offer any type of food to students and 48% purchased food
from family farming. The three main foods purchased from family farming were fresh
fruits, crackers and cookies and fresh vegetables. Factors such as the presence of a
nutritionist, the presence of a canteen and the type of restaurant management were
shown to be related to the purchase of family farming food and those categories. In
public call, a higher prevalence of regional foods was observed in units with a
nutritionist and self-management service with outsourced labor. The main difficulty
reported by the campuses that did not carry out the program, was the lack of
structure to carry out school meals. Conclusions: The identification of the main
foods acquired in the federal institutes was carried out, verification of the adequacy of
public calls and how the presence of a nutritionist, type of management of the food
service and the presence of a canteen can influence the purchase of products, in
addition to pointing out the difficulties on the part of these institutions for the effective
execution of the National School Feeding Program.
Citation
ARAGI, J.C. Avaliação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e caracterização dos produtos adquiridos da agricultura familiar para a alimentação escolar. São Paulo, 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado Nutrição) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2022.Keywords
Alimentação escolarAgricultura familiar
Institutos Federais
Programas e políticas de alimentação e nutrição
Collections
- PPG - Nutrição [336]