Show simple item record

dc.contributor.advisorSakurai, Cledson Akio [UNIFESP]
dc.contributor.authorRocha, Leonardo Anjo [UNIFESP]
dc.contributor.authorIto, Nicholas Koiti [UNIFESP]
dc.date.accessioned2022-03-21T19:47:42Z
dc.date.available2022-03-21T19:47:42Z
dc.date.issued2022-02-10
dc.identifier.citationROCHA, Leonardo Anjo; ITO, Nicholas Koiti. Avaliação da eletromobilidade dos ônibus urbanos de Santos. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63609
dc.description.abstractAtualmente, a transição energética é tema de estudo e discussão em âmbito mundial. A atual matriz energética está fortemente baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. No entanto, questões como independência energética e aspectos ambientais apontam a substituição da atual matriz energética por uma matriz renovável e menos poluente como uma das soluções para que a demanda energética ainda seja atendida, mas com redução de impactos ambientais. Isso nos mostra a importância de utilizarmos os recursos energéticos de modo a obter um rendimento eficaz. Alguns dos segmentos nessa questão que se fazem presentes são a mobilidade urbana e o ramo automotivo com a inserção de veículos elétricos, que apresentam um rendimento maior que os veículos com motores à combustão resultando em menor emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. Este trabalho, por meio de pesquisas bibliográficas e projeções futuras, busca analisar as principais oportunidades e desafios tecnológicos e econômicos para a implementação da eletromobilidade, a troca de toda a frota de ônibus urbanos convencionais por uma frota de ônibus urbanos elétricos na cidade de Santos.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, the energy transition is the subject of study and discussion worldwide. The current energy matrix is heavily based on fossil fuels and non-renewable energy sources. However, several issues such as energy independence, mainly for environmental aspects, point to the replacement of the current energy matrix by a renewable and less polluting matrix as one of the solutions so that the energy demand is still met, but with a reduction in environmental impacts. This shows us the importance of using energy resources in order to obtain an efficient performance. Some of the segments in this issue that are present are urban mobility and the automotive sector with the insertion of electric vehicles, which have a higher performance than vehicles with combustion engines resulting in less emission of gases harmful to the environment. This work, through bibliographic research and future projections, seeks to analyze the main technological and economic opportunities and challenges for the implementation of electromobility, the exchange of the entire fleet of conventional urban buses for a fleet of electric urban buses, in the city of Santos.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt
dc.subjectTransição energéticapt
dc.subjectEmissão de gasespt
dc.subjectMatriz renovávelpt
dc.subjectElectric vehiclesen
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectEnergy transitionen
dc.subjectEmission of gasesen
dc.subjectRenewable matrixen
dc.titleAvaliação da eletromobilidade dos ônibus urbanos de Santospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
unifesp.campusInstituto do Mar (IMar)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1944141304162246pt_BR
unifesp.graduacaoEngenharia de Petróleopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record