Acessibilidade digital: guia prático aplicado a projetos de Design Educacional

Imagem de Miniatura
Data
2021-06-18
Autores
Soares, Ana Christinna Almeida Barbosa [UNIFESP]
Orientadores
Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho apresenta conceitos práticos de acessibilidade digital, de maneira simples e efetiva, para aplicação em projetos de Design Educacional/Instrucional sem que isso prejudique a diagramação estética e/ou comercial do material que será desenvolvido. O produto final é um guia em formato de livro digital (e-book) em acesso aberto, que usa como base as Diretrizes para Acessibilidade do Conteúdo da Web (WCAG - Web Content Accessibility Guidelines), Design Universal de Aprendizagem e os Setes Princípios do Desenho Universal. O Designer Educacional tem a missão de eliminar as barreiras do EaD, elucidar a importância de respeitar e afirmar a acessibilidade e encorajar outros educadores a utilizarem as práticas tecnológicas que incluem e aproximam o usuário de alcançar seu objetivo. Ao longo deste estudo, foram exploradas diversas áreas do design, visitando conceitos fundamentais para entendimento inicial, teórico e técnico, com foco na educação à distância, mas que podem (e devem) ser utilizados no nosso dia a dia em outras áreas.
Descrição
Citação