As tecnologias de telecomunicações no ensino híbrido vantagens e desvantagens

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Data
2022-02-04
Autores
Maria, Gabriel Rodrigues [UNIFESP]
Orientadores
Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
A pandemia da COVID-19 antecipou e enfatizou a possibilidade de mudanças em várias atividades sociais, dentre elas as desenvolvidas pela escola. Esta pesquisa tem como objetivo principal encontrar e justificar vantagens e desvantagens na utilização de tecnologias no Ensino Híbrido, a partir do fundamental II. Para isso, por meio de um levantamento bibliográfico foi feita uma contextualização das mudanças sociais e necessidades de mudança no ensino, tornando-os assim o Ensino Híbrido uma possibilidade. Por fim destacam-se as vantagens e desvantagens deste modelo de ensino, compreende-se que o método propicia vantagens relacionadas ao desenvolvimento da autonomia, personalização, engajamento, flexibilização de tempo e espaço e observa que as desvantagens como limitação de recursos, falta de padronização podem se tornar oportunidades por meio da formação e desenvolvimento profissional de professores, a fim de atendimento das necessidades e desafios impostos à educação contemporânea. É possível concluir que o método pode se tornar eficaz quando se conta com ambientes propícios e profissionais formados para este tipo de ensino, mas que ainda possui desafios que precisam ser superados para isso.
The pandemic of COVID-19 anticipated and emphasized the possibility of social changes in various social activities, among them those developed by the school. The main objective of this research is to find and justify advantages and disadvantages in the use of technologies in Hybrid Teaching, from elementary II on. For this, by means of a bibliographic survey, a contextualization of the social changes and needs for change in teaching was made, thus making Hybrid Teaching a possibility. Finally, it highlights the advantages and disadvantages of this teaching model, understands that the method provides advantages related to the development of autonomy, personalization, engagement, flexibility of time and space, and observes that the disadvantages such as limitation of resources, lack of standardization can become opportunities through the training and professional development of teachers, in order to meet the needs and challenges imposed to contemporary education. It is possible to conclude that the method can become effective if applied in favorable environments and with trained professionals, but that it still has challenges that need to be overcome for this to happen.
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