Análise do tema “Modelos atômicos” em livros didáticos do PNLD 2021 pelas lentes da história da ciência
Date
2022-02-03Author
Sewaybricker, Henrique de Melo [UNIFESP]
Advisor
Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Analysis of the theme “Atomic models” in schoolbooks of PNLD 2021 through the lens of the history of scienceAbstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar os de livros didáticos do PNLD 2021, focalizando na abordagem do tema “modelos atômicos”, baseada nas concepções da História da Ciência. Embora seja um tema há muito estudado no campo da Educação Química, a revisão bibliográfica demonstrou que não há estudos sobre a edição mais recente do PNLD. A análise dos livros ocorreu por meio de quatro dimensões, sendo elas: Vida dos Personagens (VP), Abordagem das ideias (AI), Evolução da Ciência (EC) e Quem Faz a Ciência (QFC). As categorias foram elaboradas para possibilitar a análise de diferentes aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam para uma semelhança na abordagem das categorias VP e QFC entre os livros analisados, sendo utilizados apenas dados bibliográficos simples na introdução dos cientistas. Em relação à EC percebe-se que prevalece uma visão linear e acumulativa da ciência, no qual a abordagem inicia-se a partir do pensamento grego sobre a matéria e vai até o modelo de Bohr. Por fim, a categoria AI é a que mais difere um livro do outro, no caso da editora SM e Moderna o assunto é tratado em um único capítulo, a editora Scipione apresenta os modelos em dois capítulos distintos, enquanto a editora FTD optou por apresentar o tema no formato de linha do tempo com os “principais marcos” do desenvolvimento atômico. The present work had as objective to analyze the schoolbooks of the PNLD 2021,
focusing on the approach of the theme “atomic models”, based on the conceptions of the
History of Science. Although this topic has been studied for a long time in the field of
Chemical Education, the literature review showed that there are no studies on the most recent
edition of the PNLD. The analysis of the books took place through four dimensions, namely:
Characters' Life (VP), Approach to Ideas (AI), Evolution of Science (EC) and Who Makes
Science (QFC). The categories were created to enable the analysis of different aspects of the
History of Science. The results point to a similarity in the approach of the VP and QFC
categories between the analyzed books, with only simple bibliographic data being used in the
introduction of the scientists. Regarding CE, it is clear that a linear and cumulative view of
science prevails, in which the approach begins with Greek thought on the matter and goes up
to Bohr's model. Finally, the AI category is the one that most differs one book from another,
in the case of SM and Moderna publishers the subject is treated in a single chapter, Scipione
publisher presents the models in two distinct chapters, while FTD publisher chose to present
the theme in timeline format with the "major milestones" of atomic development.
Keywords
Modelos atômicosLivros didáticos
História da ciência
PNLD 2021
Atomic models
Schoolbooks
History of science
Collections
- Ciências (Licenciatura) [119]