Elaboração e desenvolvimento de atividades práticas em ciências com base em planos curriculares federais

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Date
2022-02-02Author
Nogueira, Taluan [UNIFESP]
Advisor
Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Elaboration and development of practical activities in science based on federal curriculum plansAbstract
A importância da realização de atividades experimentais de ciências nas escolas básicas brasileiras vêm sendo analisada pela literatura especializada há várias décadas. Muitas pesquisas trazem problemas enfrentados pelos professores em serviço, como a estrutura administrativa da escola, a periculosidade, a sobrecarga para o professor, a dificuldade para elaborar um plano experimental, a eficácia pedagógica em relação às aulas teóricas, entre outros. Outro problema relevante está relacionado às mudanças realizadas em orientações curriculares nacionais e estaduais, durante as trocas de governo, por exemplo, atualizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implicando a necessidade de reestruturações pedagógicas e laboratoriais. A hipótese desta pesquisa foi que há diversos conteúdos de ciências inseridos nesses planos federais que tenham uma tendência de permanência nas orientações curriculares, independente do governo em questão, e que estes conteúdos podem ser abordados de forma prática. Desse modo, essa pesquisa buscou identificar tais conteúdos e elaborar algumas propostas para auxiliar professores em serviço ou em formação, e, apresentou dois resultados (i) conteúdos que vêm permanecendo em currículos oficiais ao longo de algumas décadas; (ii) propostas de práticas ou experimentos, envolvendo diferentes graus de liberdade intelectual dos estudantes, que podem ser utilizados nos anos finais do ensino fundamental das escolas brasileiras, de tal modo que estes mesmos experimentos possam ser reutilizados em diferentes planos de ensino. Foram selecionados alguns conteúdos e elaboradas, testadas e sistematizadas algumas atividades práticas, buscando oferecer subsídios para os professores em sua prática profissional, oferecendo, também, material para ser utilizado na formação inicial ou continuada de professores. The importance of carrying out experimental science activities in Brazilian elementary
schools has been analyzed in the specialized literature for several decades. Many studies bring
problems faced by teachers in service, such as the administrative structure of the school, the
danger, the overload for the teacher, the difficulty to develop an experimental plan, the
pedagogical effectiveness in relation to theoretical classes, among others. Another relevant
problem is related to changes made in national and state curriculum guidelines, during
government changes, for example, updates of the “Base Nacional Comum Curricular”
(BNCC) and the “Parâmetros Curriculares Nacional” (PCN), implying the need for
pedagogical and laboratory restructuring. The hypothesis of this research was that there are
several science contents included in these federal plans that have atendency to remainin the
curricular guidelines, regardless of the government in question, and that these contents can be
approached in a practical way. Thus, this research sought to identify such contents and
develop some proposals to assist teachers in service or in training, and presented two results
(i) contents that have remained in official curricula for some decades; (ii) proposals for
practices or experiments, involving different degrees of students 'intellectual freedom, which
can be used in the final years of elementary in Brazilian schools, in such away that these
same experiments can be reused in different teaching plans. Some contents were selected and
some practical activities were elaborated, tested and systematized, seeking to provide
subsidies for teachers in their professional practice, also offering material to be used in the
initial or continuing education of teachers.
Citation
NOGUEIRA, Taluan. Elaboração e desenvolvimento de atividades práticas em ciências com base em planos curriculares federais. 2022. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.Keywords
Ciências da naturezaAula prática
Ensino Fundamental
Planos curriculares federais
Experimento de ciência
Practical class
Natural sciences
Elementary school
Federal curriculum plans
Science experiment
Collections
- Ciências (Licenciatura) [119]