• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências Ambientais
  • Ver ítem
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências Ambientais
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Quando perceber faz toda diferença: reflexão sobre topofilia com relação a praça Arlindo Luz, zona norte de São Paulo (SP)

Thumbnail
Abrir fichero
Análise qualitativa (42.59Mb)
Fecha
2022-02-02
Autor
Cardoso, Vitória Andreassi [UNIFESP]
Tutor
Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Título alternativo
When noticing makes all the difference: reflection on topophilia in relation to the Arlindo Luz square, north zone of São Paulo (SP)
Resumen
O surgimento das praças está intrinsicamente relacionado ao surgimento das cidades e, tal como estas, são diversas, existindo inúmeros tipos com diferentes usos e funções, entre as quais estéticas, sociais e ambientais. Dentro dessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi realizar a avaliação da percepção ambiental de frequentadores da Praça Arlindo Luz, situada na zona norte do município de São Paulo (SP), procurando identificar a existência de sentimentos topofílicos com relação à praça. O presente trabalho teve caráter qualitativo exploratório, na forma de um estudo de caso, mediante aplicação de questionário estrutura on-line e de observação participante. Participaram do estudo 22 indivíduos e os resultados encontrados evidenciaram que, mesmo apresentando uma percepção a respeito da importância de áreas verdes na cidade, não foi possível identificar sentimentos topofílicos com relação à Praça Arlindo Luz entre a maioria dos entrevistados. A partir disso, propõem-se que intervenções de Educação Ambiental que favoreçam o surgimento ou fortalecimento de vínculo topofílico com o local.
 
The emergence of squares is intrinsically related to the emergence of cities and, like these, they are diverse, existing countless types with different uses and functions, among which aesthetic, social and environmental. Within this perspective, the objective of the present study was to evaluate the environmental perception of people who frequent Arlindo Luz Square, located in the northern part of the city of São Paulo (SP), seeking to identify the existence of topophilic feelings towards the square. The present work had an exploratory qualitative character, in the form of a case study, through the application of an online structured questionnaire and participant observation. 22 individuals participated in the study and the results found showed that, even presenting a perception regarding the importance of green areas in the city, it was not possible to identify topophilic feelings towards the Arlindo Luz Square among most of the interviewees. From this, it is proposed that Environmental Education interventions favor the emergence or strengthening of topophilic attachment to the place.
 
Palabras clave
Educação ambiental
Percepção ambiental
Praças
Topofilia
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63442
Colecciones
  • Ciências Ambientais [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo repositorioComunidades & coleccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envíoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envío

Mi cuenta

Acceder

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV