Recomendação de trajetórias curriculares para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação do ICT - Unifesp: Um sistema computacional de auxílio aos discentes

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Date
2022-02-17Author
Lucena, Tamires Beatriz da Silva [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Tiago de [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Considerando a trajetória curricular do curso de graduação denominado Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, desenvolveu-se no presente trabalho uma proposta de sistema de recomendação para os estudantes com o objetivo de facilitar a escolha semestral das disciplinas da matriz curricular até a conclusão do curso. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre sistemas de recomendação na educação que, juntamente com um levantamento de requisitos, tornou-se a base para o desenvolvimento do projeto. Um protótipo foi construído a partir dos requisitos definidos após a pesquisa com 84 estudantes, o qual foi implementado para web, permitindo que o acesso seja realizado através de qualquer navegador. O projeto integra informações acerca da trajetória acadêmica do estudante, a matriz curricular atualizada e as recomendações de matrizes curriculares para o semestre em processo de rematrícula, considerando, além do histórico estudantil, a relevância de uma disciplina baseada nas preferências do estudante, em relação a dias e horários, e nas escolhas de seus pares. Após a implementação do sistema, realizou-se uma etapa de testes para a identificação de funcionalidades e melhorias, da qual participaram 14 estudantes do ICT-Unifesp. Para a validação, aplicou-se o teste de usabilidade System Usability Scale (SUS), e disponibilizou-se um espaço para o envio de sugestões, pontos de melhoria e pontos positivos do sistema. Os resultados obtidos apontaram uma boa aceitação do projeto. Dessa forma, espera-se que, em um próximo momento, seja possível o uso regular desse sistema de recomendação desenvolvido nesse estudo, bem como sua participação nos períodos oficiais de rematrícula, com o objetivo de apoiar os estudantes em suas trajetórias.