Estratégias para licenciamento de marcas: do conceito à operacionalização
Abstract
Adentrar no mundo do licenciamento não é um trabalho fácil, primeiro por não ser uma área
tão conhecida e também por ser um tema muito abrangente e complexo. Pessoas entendidas da
área afirmam que para uma boa base de Licenciamento de Marcas você necessita um ano
aproximadamene. Além desses dois pontos, temos também a escassez de literatura no Brasil. O
presente trabalho utilizá-se o método de pesquisa-ação, no qual o pesquisador está dentro do
problema, no caso, dentro de uma empresa de Licenciamento de Marcas, mas a identidade da
empresa será mantida em sigilo, bem como seus dados. O estudo retrata o contexto da área em
questão, dados e números sobre este mundo do licenciamento e também experiêcias da autora.
Possui como resultados maneiras de se iniciar o licenciamento de marcas em uma comapania,
de prospectar novos licenciados, os motivos para licenciar e todo o acompanhamento que uma
empresa licenciante deve realizar com seu parceiro, tornando-se um guia de Licenciamento de
Marcas para indivíduos ou empresas leigas na área e como auxiliar em horas de dúvidas. O guia
começa desde a prospecção de um novo licenciado, todos os trâmites e documentos necessários
para assinar um contrato, passa também por todos os mecanismos de acompanhamento ao longo
de uma parceria de licenciamento, mecanismos financeiros, de marketing, pulicidade, trade
marketing e vai até a finalização de um contrato e seus motivos. O guia relata também as
percepções do autor sobre o tema. Entering the world of licensing is not an easy job, first because it is not such a well-known area
and because it is a very comprehensive and complex topic. Knowledgeable people in the field
say that for a good basis for Trademark Licensing you need approximately one year. In addition
to these two points, we also have a shortage of literature in Brazil. The present work uses the
action research method, in which the researcher is inside the problem, but the identity of the
company in which he works in the area will be kept confidential, as well as his data. The study
portrays the context of the area in question, data and numbers about this world of licensing and
the author's experiences. It has as a result ways to start brand licensing in a company, to prospect
new licensees, the reasons to license and all the follow-up that a licensing company must carry
out with its partner, becoming a Brand Licensing guide for individuals or lay companies in the
area and how to help in times of doubt. The guide starts from the prospect of a new licensee,
all the procedures and documents necessary to sign a contract, it also goes through all the
monitoring mechanisms throughout a licensing partnership, financial mechanisms, marketing,
publicity, trade marketing and goes until the conclusion of a contract and its reasons. The guide
also reports the author's perceptions on the topic.
Collections
- Administração [99]