• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias para licenciamento de marcas: do conceito à operacionalização

View/Open
TCC - Mariana Rohrer Maximiano 07.03.pdf (1.280Mb)
Date
2022-02-14
Author
Maximiano, Mariana Rohrer [UNIFESP]
Metadata
Show full item record
Abstract
Adentrar no mundo do licenciamento não é um trabalho fácil, primeiro por não ser uma área tão conhecida e também por ser um tema muito abrangente e complexo. Pessoas entendidas da área afirmam que para uma boa base de Licenciamento de Marcas você necessita um ano aproximadamene. Além desses dois pontos, temos também a escassez de literatura no Brasil. O presente trabalho utilizá-se o método de pesquisa-ação, no qual o pesquisador está dentro do problema, no caso, dentro de uma empresa de Licenciamento de Marcas, mas a identidade da empresa será mantida em sigilo, bem como seus dados. O estudo retrata o contexto da área em questão, dados e números sobre este mundo do licenciamento e também experiêcias da autora. Possui como resultados maneiras de se iniciar o licenciamento de marcas em uma comapania, de prospectar novos licenciados, os motivos para licenciar e todo o acompanhamento que uma empresa licenciante deve realizar com seu parceiro, tornando-se um guia de Licenciamento de Marcas para indivíduos ou empresas leigas na área e como auxiliar em horas de dúvidas. O guia começa desde a prospecção de um novo licenciado, todos os trâmites e documentos necessários para assinar um contrato, passa também por todos os mecanismos de acompanhamento ao longo de uma parceria de licenciamento, mecanismos financeiros, de marketing, pulicidade, trade marketing e vai até a finalização de um contrato e seus motivos. O guia relata também as percepções do autor sobre o tema.
 
Entering the world of licensing is not an easy job, first because it is not such a well-known area and because it is a very comprehensive and complex topic. Knowledgeable people in the field say that for a good basis for Trademark Licensing you need approximately one year. In addition to these two points, we also have a shortage of literature in Brazil. The present work uses the action research method, in which the researcher is inside the problem, but the identity of the company in which he works in the area will be kept confidential, as well as his data. The study portrays the context of the area in question, data and numbers about this world of licensing and the author's experiences. It has as a result ways to start brand licensing in a company, to prospect new licensees, the reasons to license and all the follow-up that a licensing company must carry out with its partner, becoming a Brand Licensing guide for individuals or lay companies in the area and how to help in times of doubt. The guide starts from the prospect of a new licensee, all the procedures and documents necessary to sign a contract, it also goes through all the monitoring mechanisms throughout a licensing partnership, financial mechanisms, marketing, publicity, trade marketing and goes until the conclusion of a contract and its reasons. The guide also reports the author's perceptions on the topic.
 
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63421
Collections
  • Administração [99]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV