O impacto da pandemia da Covid-19 nas lojas de departamento no Brasil
Fecha
2022-02-07Autor
Lopes, Giovani Magalhães [UNIFESP]
Tutor
Macchione, Beatriz Saes [UNIFESP]Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadatos
Mostrar el registro completo del ítemTítulo alternativo
The impact of the Covid-19 pandemic on Department Stores in BrazilResumen
O trabalho busca entender como a pandemia da Covid-19, que vivemos nos últimos
anos, impactou o mercado de varejo, especialmente o de Lojas de Departamento no
Brasil. Nesse sentido, as análises são feitas olhando para outros momentos históricos
de crise e qual a bibliografia que foi feita para ajudar as empresas a lidar com esses
momentos recorrentes do capitalismo. Quais os melhores métodos organizacionais,
ferramentas de ampliação de resultado, teorias de ciclos da crise, dentre outras
contribuições que podem auxiliar as companhias a inovar e empreender durante a
crise. Em um segundo momento, iremos analisar os resultados financeiros, por meio de
dados de relatórios macroeconômicos e indicadores para validar qual foi a performance
das principais empresas de Lojas de Departamento durante o período em questão,
entendendo de fato o que houve com elas.Depois, partiremos para uma análise micro
desses players, identificando quais foram as atividades, métodos e vantagens que
essas Lojas utilizaram para conseguir, ou não, se diferenciar no momento da crise.
Para isso teremos acesso a mais relatórios empresariais e relatos dos próprios CEOs,
REDs e Gestores das companhias para veículos de comunicação.Por fim, depois de
observar essas variáveis, buscaremos responder como foi a performance dessas
companhias durante a crise causada pelo Coronavírus, quais foram os resultados
financeiros, quais foram os diferenciais de mercado e o que ficará para o futuro do
ramo com as mudanças estabelecidas pela crise. The main discussion of this text seeks to understand how the Covid-19 pandemic,
which we have experienced in recent years, impacted the retail market, especially that
of Department Stores in Brazil. In this sense, the analyzes are made looking at other
historical moments of crisis and what bibliography was made to help companies deal
with these recurrent moments of capitalism. What are the best organizational methods,
tools to increase results, theories of crisis cycles, among other contributions that can
help companies to innovate and undertake during the crisis. In a second moment, we
will analyze the financial results, through data from macroeconomic reports and
indicators to validate the performance of the main Department Store companies during
the period in question, understanding what really happened to them. Afterwards, we will
proceed to a micro analysis of these players, identifying what were the activities,
methods and advantages that these stores used to succeed, or not, to differentiate
themselves at the time of the crisis. For this we will have access to more business
reports and reports from the CEOs, REDs and Managers of the companies for
communication vehicles. Finally, after observing these variables, we will seek to answer
how these companies performed during the crisis caused by the Coronavirus, what
were the financial results, what were the market differentials and what will remain for the
future of the branch with the established changes by the crisis.
Cita
LOPES, Giovani Magalhães. O impacto da pandemia da Covid-19 nas lojas de departamento no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.Palabras clave
CriseInovação
Gestão empresarial
Lojas de departamento
Pandemia
Responsável
Não recebi financiamentoColecciones
- Ciências Econômicas [187]