O impacto da pandemia da Covid-19 nas lojas de departamento no Brasil

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-07
Autores
Lopes, Giovani Magalhães [UNIFESP]
Orientadores
Macchione, Beatriz Saes [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O trabalho busca entender como a pandemia da Covid-19, que vivemos nos últimos anos, impactou o mercado de varejo, especialmente o de Lojas de Departamento no Brasil. Nesse sentido, as análises são feitas olhando para outros momentos históricos de crise e qual a bibliografia que foi feita para ajudar as empresas a lidar com esses momentos recorrentes do capitalismo. Quais os melhores métodos organizacionais, ferramentas de ampliação de resultado, teorias de ciclos da crise, dentre outras contribuições que podem auxiliar as companhias a inovar e empreender durante a crise. Em um segundo momento, iremos analisar os resultados financeiros, por meio de dados de relatórios macroeconômicos e indicadores para validar qual foi a performance das principais empresas de Lojas de Departamento durante o período em questão, entendendo de fato o que houve com elas.Depois, partiremos para uma análise micro desses players, identificando quais foram as atividades, métodos e vantagens que essas Lojas utilizaram para conseguir, ou não, se diferenciar no momento da crise. Para isso teremos acesso a mais relatórios empresariais e relatos dos próprios CEOs, REDs e Gestores das companhias para veículos de comunicação.Por fim, depois de observar essas variáveis, buscaremos responder como foi a performance dessas companhias durante a crise causada pelo Coronavírus, quais foram os resultados financeiros, quais foram os diferenciais de mercado e o que ficará para o futuro do ramo com as mudanças estabelecidas pela crise.
The main discussion of this text seeks to understand how the Covid-19 pandemic, which we have experienced in recent years, impacted the retail market, especially that of Department Stores in Brazil. In this sense, the analyzes are made looking at other historical moments of crisis and what bibliography was made to help companies deal with these recurrent moments of capitalism. What are the best organizational methods, tools to increase results, theories of crisis cycles, among other contributions that can help companies to innovate and undertake during the crisis. In a second moment, we will analyze the financial results, through data from macroeconomic reports and indicators to validate the performance of the main Department Store companies during the period in question, understanding what really happened to them. Afterwards, we will proceed to a micro analysis of these players, identifying what were the activities, methods and advantages that these stores used to succeed, or not, to differentiate themselves at the time of the crisis. For this we will have access to more business reports and reports from the CEOs, REDs and Managers of the companies for communication vehicles. Finally, after observing these variables, we will seek to answer how these companies performed during the crisis caused by the Coronavirus, what were the financial results, what were the market differentials and what will remain for the future of the branch with the established changes by the crisis.
Descrição
Citação
LOPES, Giovani Magalhães. O impacto da pandemia da Covid-19 nas lojas de departamento no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.