A tecnologia como facilitadora do ensino de química durante a pandemia do covid-19.

Imagem de Miniatura
Data
2022-01-31
Autores
Rodrigues, Sabrina Ferreira [UNIFESP]
Orientadores
Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A COVID-19 é uma pandemia viral, causada pelo coronavírus e que possui manifestações clínicas graves que podem levar à morte. Essa pandemia não causou prejuízos apenas à saúde dos indivíduos, mas também em diferentes setores, como econômico e na educação. No atual cenário as atividades educacionais tornaram um desafio complexo. Os profissionais tiveram que se adaptar a uma nova forma de desenvolver as suas atividades e os estudantes, juntamente com os seus familiares, estão efetivando novos meios de aprender e lidar com as atividades organizadas pela escola. Levando-se em consideração esse contexto, o objetivo desta monografia é o de procurar identificar as estratégias de ensino e recursos tecnologicos que tem sido utilizados para as aulas remotas de química durante a pandemia do COVID-19. Para alcançar esse objetivo será feita uma pesquisa bibliografica em revistas e de congressos da area de ensino de Química no periodo de janeiro de 2020 a setembro de 2021. Acreditamos ser importante a realização de estudos que auxiliem a melhor compreensão das diferentes possibilidades que podem ser exploradas e implementadas de forma pedagógica através de recursos tecnológicos durante a pandemia para melhorar o desenvolvimento da aprendizagem de química dos estudantes.
COVID 19 is a viral pandemic, caused by the coronavirus, which has severe clinical manifestations that can lead to death. This pandemic does not only damage the health of the subjects, but also in different sectors, such as economics and education. In the current scenario as transformative educational activities a complex challenge. Professionals had to adapt to a new way of developing how their activities and students, together with their families, are implementing new ways of learning and dealing with the activities organized by the school. Taking this context into account, the objective of this monograph is to seek to identify the teaching strategies and technological resources that have been used for remote chemistry classes during a COVID-19 pandemic. To achieve this goal, a bibliographic research will be carried out in journals and conferences in the area of teaching Chemistry from January 2020 to September 2021. We believe that it is important to carry out studies that help to better understand the different possibilities that can be explored and pedagogically implemented through technological resources during the pandemic to improve the development of students' chemistry learning.
Descrição
Citação