A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma análise de periódicos do Portal CAPES (2011-2021)

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Data
2022-02
Autores
Inoue, Thaís Suemi
Orientadores
Martins, Edna
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O campo de pesquisas e estudos em relação à inclusão de pessoas com deficiência têm crescido nas últimas décadas. A partir da lei de cotas de inclusão desse público no ensino superior, aumenta-se a necessidade de compreensão de como ocorre os processos de inclusão e como os pesquisadores têm organizado seus trabalhos nessa área. Desse modo, o objetivo desse trabalho é realizar um levantamento e análise de literatura científica dessa temática, buscando compreender o que as pesquisas recentes têm mostrado sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência a partir das ações afirmativas por meio de mudanças ocorridas no ensino superior. A metodologia utilizada é a bibliográfica, com levantamento e análise de artigos científicos do banco de dados virtual, o Portal de periódicos da CAPES, no período de 2011 a 2021. A partir da análise é possível concluir que, apesar dos avanços nos estudos voltados para essa temática e em políticas públicas que garantam a inclusão desses estudantes, ainda há um longo caminho a seguir para que todos tenham seu direito à educação garantidos. E apesar da Lei nº 13.409/2016 ter contribuído para o acesso às instituições federais de ensino superior, ainda são necessárias novas medidas políticas que incluam todos os sujeitos, além de maior investimento em infraestrutura, recursos didáticos, qualificação profissional, divulgação da inclusão nesse nível de ensino e postura adequada de docentes e discentes diante dos estudantes com deficiência.
The research fields about the inclusion of people with disabilities has grown in recent decades. The need to understand how inclusion processes occur and how researchers have organized their work in this area increases after the Quotas Act for including that public in higher education. Thus, this study aims to carry out a systematic survey of the scientific literature on this subject, seeking to understand the process of inclusion of people with disabilities in higher education. The methodology is bibliographic, with a survey and analysis of scientific articles from the virtual database, the CAPES Journal Portal, from 2011 to 2021. From the analysis, it is possible to conclude that, despite the advances in studies focused on this theme and in public policies that guarantee the inclusion of these students, there is still a long path to cross in order that everyone has their right to education guaranteed. And, despite the fact that Law nº 13.409/2016 has contributed to the access of people with disabilities to Federal Higher Education Institutions, new policy measures that include all subjects are still needed, in addition to greater investment in infrastructure, didactic resources, professional qualification, dissemination of inclusion in this level of education and adequate attitude of teachers and students towards students with disabilities.
Descrição
Citação
INOUE, Thaís S. A Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Uma análise de periódicos do Portal CAPES (2011-2021). Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.
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